domingo, 30 de agosto de 2009

Treino do Laminha

Hoje não fui a prova nenhuma. Aproveitei a folga para fazer um treino lento em parte do percurso do Laminha que irá a realizar em Janeiro próximo.
Muito há ainda a fazer no percurso. Continuam as silvas a crescer e o mato a tomar conta de alguns trilhos. Terei que fazer até mudar para a hora de Inverno.
Este mato e silvas terão de ser cortados. Uma outra tarefa é a limpeza de fitas velhas de outros eventos. É pena que as várias organizações que utilizam trilhos nesta região não retirem o material que serviu de balizagem, e dificulte a balizagem do evento seguinte.
Aproveitei o treino para determinar os locais que precisam de limpeza e de marcação exaustiva para que ninguém se perca.
Pena não ter levado a máquina fotográfica, teria agora oportunidade de vos mostrar um pouco das dificuldades deste piso agora seco que em Janeiro fará, se tudo correr bem, jus ao nome, Laminha.
Divirtam-se.

domingo, 23 de agosto de 2009

2ª Corrida de S. Bernardo - Alcobaça

Prova marcada por vários motivos de interesse, a luta pelos primeiros lugares devido ao dinheiro envolvido, quer em masculinos quer em femininos, a distância real dos percursos por no ano anterior, primeira edição, se ter registado menos mil metros que os anunciados. Inicialmente marcada para as 16:30, só às 17 horas se deu a partida para a prova de juniores, e logo se registou a primeira surpresa, o vencedor júnior José Costa registou 17:25 para percorrer os 6.000 metros anunciados, enquanto a júnior Raquel Pereira concluiu com 20:47. A ser verdade seria recorde nacional da distância. A prova principal começou às 17:50, um atraso que até soube bem devido ao calor que se fazia sentir ainda. Rapidamente o plutão se alongou e determinou a valentia dos melhores frente aos menos preparados para a rapidez imprimida na frente da corrida. Os anunciados abastecimentos a cada 2 kms estavam nos locais certos, mas água a copo para um volume tão grande de atletas a abastecer ao mesmo tempo é incomportável com o reduzido tamanho da zona de abastecimento e com tão poucos elementos a trabalhar no local. A maioria dos copos caíram ao chão logo na primeira passagem fazendo falta para as passagens seguintes onde muitos atletas não conseguiram um copo para se refrescarem. A terceira passagem pelos dois abastecimentos nunca tinha visto em 26 anos de atletismo, os atletas foram surpreendidos com garrafas de litro e meio que iam passando de uns para outros. Creio que foi o melhor método encontrado para resolver um grave problema de falta de ideias naquele momento de prova. Mas convém ser corrigido nas futuras edições, além de nada higiénico muito participantes chegaram secos ao fim do percurso. Uma boa prova com pernas para andar, que agrada à maioria dos atletas. O percurso é agradável, no entanto a distância parece tardar a ser definida, desta vez tinha 12.400 metros. A prova poderia ser realizada uma hora mais tarde para fugir ao calor, penso que ficaria muito melhor. Já agora, a prova de juniores poderia ser incluída com a principal, fazendo os juniores menos uma volta, a prova acaba por ter pouco interesse dado serem poucos os atletas a participar, este ano 14 homens e 6 mulheres. Participaram do A3C, 58º Gonçalo Brito 47:15, 144º Pedro Ricardo 54:38, 196º Pedro Ferreira 58:41, 245º Didier Monteiro 1:04:32 e 184º Victor Ferreira 57:21. Terminaram a prova 281 atletas.Venceu Youssef El Kalai com 37:49 e em femininos Anália Rosa com 42:36.

Corrida de S. Miguel Juncal

Corrida Mestre de Avis - Batalha

Prova mais curta que os anos anteriores com apenas com 6.000 metros, começando no Campo Militar de São Jorge, terminando junto ao Mosteiro da Batalha, na Praça Mouzinho de Albuquerque. Começou à hora marcada e com um bom numero de atletas no passado dia 15 de Agosto. Sendo a maior parte do percurso a descer, a parte do percurso que vai à ponte da Boitaca é desgastante e sem interesse, não existe público e os atletas não se apercebem que estão a pisar um monumento de interesse nacional. Poderia esta parte do percurso ser percorrida dentro da vila ou junto ao rio, e porque não dar a volta ao mosteiro? Atletas e público ficariam a ganhar. Do A3C participaram 4 atletas Miguel Gineto, José Gineto, Victor Ferreira, todos na prova principal e Luís Botelho na prova para iniciados.

domingo, 2 de agosto de 2009

Casamento do colega Carlos

O colega Carlos Ferreira juntou-se ao grupo dos casados. Foi no passado dia 1 de Agosto na velhinha igreja do santuário de nossa Srª da Luz, Castanheira, que o Carlos e a Dina deram o sim para a vida toda.
Este colega, ex-campeão de BTT, teve uma passagem pelo atletismo e continua de vez em quando a fazer a sua "perninha" com a malta. É um amigão do pessoal e que só pela sua presença já nos deixa bem dispostos.
O monte das Oliveiras onde está a sua acolhedora e bem situada residência, tem uma paisagem deslumbrante sobre a vila do Juncal.
Quero deixar aqui votos das maiores felicidades na sua vida conjugal e pessoal.
Agora esperamos que nos continue a acompanhar.