Texto de Ricardo Bastos, retirado do forum mundo da corrida.
Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de vencer.
domingo, 29 de março de 2009
Joaquim Luis Marquês
Trilhos do Pastor - S. Mamede
S. Mamede está geograficamente no centro do concelho da Batalha. Ponto de partida para a prova "Trilhos do Pastor" que se poderá dizer ser uma prova que serve de montra para as belezas paisagísticas de parte do concelho, lideradas pelo Mosteiro da Batalha. Senão vejamos: inicio da prova junto ao edifício da Junta de Freguesia local; passagem pelo interior das Grutas da Moeda; passagem pela centro rural de Pia do Urso e seu parque sensorial; centro histórico do Reguengo do Fetal; Grutas do Buraco Roto; parte do percurso pedestre Rota dos Moinhos, percorrido na totalidade pelos caminheiros; Pia da Ovelha; Poço da Andorinha; e muito mais.
domingo, 15 de março de 2009
Treino domingueiro de 30 Kms
Treino matinal de preparação para os 28 kms dos Trilhos do Pastor, em S. Mamede, onde pretendo diminuir o sacrifício e aumentar o prazer de correr. Sai de casa pelas 8 da manhã para tentar fazer entre duas a três horas de corrida. O percurso que escolhi foi mudando com o passar pelos locais, e pelo tempo decorrido. O percurso final (Cumeira-Juncal-Montes-Sta.Rita-Cós-Maiorga-Sra da Luz-Chãos-Cumeira) deve ter-se ficado pelos 30 kms em 2 horas e 17 minutos. Alternei alcatrão com troços de terra batida, onde o btt feito ontem na Barreira se manifestou prejudicialmente na primeira hora de corrida. Nada que não fosse ultrapassado com força de vontade. Sem levar qualquer abastecimento e aproveitando o tempo enevoeirado que se fez sentir pela manhã, abasteci algumas vezes nas fontes que encontrei pelo caminho. Senti particulares dificuldades nas zonas de subida, mas penso que nos próximos quinze dias poderei rectificar esta dificuldade. Foi um treino proveitoso onde mais uma vez a paisagem envolvente em alguns locais fascina o viajante.
3º Circuito dos Galhetes - Barreira
Realizou-se ontem o 3º Circuito dos Galhetes, na freguesia da Barreira. Um evento em três frentes, caminhada (5 kms), atletismo (7 kms) e btt (25 kms), que contou com cerca de uma centena de participantes.
Este acontecimento festeja os 271 anos da elevação da Barreira a freguesia.
Com inicio às 16 horas, por trilhos e estradões de terra batida, devidamente balizados, os participantes percorreram as distâncias anunciadas. Um reparo, no BTT apenas se percorreram cerca de 18 kms. Mas deu para satisfazer as vontades de uma tarde de sábado.
Terminadas as provas e passeios foi o início do convívio, muito bem abrilhantado com as sandes de porco assado no espeto, com bebidas à descrição, e ao gosto de cada um. Tive o prazer de conviver com vários colegas bloguistas, como o Marco Belo e o Luís Mota que acompanhou a esposa Susan no percurso de atletismo onde brilhou com a 2ª posição conquistada num percurso demasiado desnivelado para as suas capacidades actuais. Parabéns Susan, é nas dificuldades que testamos as capacidades físicas.
O A3C esteve representado pelo Gonçalo que no atletismo conseguiu o 4º lugar de sénior conquistando um bonito prato cerâmico com o emblema da freguesia da Barreira. Quanto a mim ajudei a minha segunda equipa, Clube de BTT do Juncal, a conquistar o prémio para a equipa mais numerosa, também um prato cerâmico idêntico.
Esta peça cerâmica foi oferecida aos cinco primeiros de cada escalão no atletismo. Como prémio de presença foi oferecida um bonita chave e pires com o logo da freguesia da Barreira. Tudo isto por apenas dois euros de inscrição.
Os irmãos Agostinho, organizadores deste evento, mais uma vez souberam ir ao encontro e agrado dos convivas, e disponibilizaram toda a sua estrutura organizativa em prol deste 3º Circuito. A eles e a quem colaborou para a realização das provas muito obrigado.
segunda-feira, 9 de março de 2009
28 Medalhas no Europeu em Pista Coberta INAS-FID
O amigo João Fortunato, do Alvitejo, pediu para divulgar a noticia abaixo com a seguinte frase "Vamos apoiar estes corajosos atletas!"
É com prazer que coloco esta excelente informação no blogue. Num pais que vai caindo aos poucos, estes feitos dos nossos colegas atletas são um alento para todos nós. Nunca é demais falar neles e sempre serão poucos os elogios que lhes prestamos.
Europeu em Pista Coberta INAS-FID, Portugal conquista 28 Medalhas.
MARIA INÁCIO DO ALVITEJO CONQUISTA PRATA E BRONZE NOS CAMPEONATOS DA EUROPA DE PISTA COBERTA PARA A DEFICIÊNCIA MENTAL.
Integrada na Selecção Nacional de Desporto para Deficientes a atleta alvitejana, Maria Inácio conquistou a medalha de prata na prova de 1500 metros marcha ao percorrer a distância em 10m 06s e a de bronze no lançamento do peso (4Kg) ao atingir os 6m 40cm. A selecção nacional de atletismo da ANDDI entrou assim da melhor forma neste 4º Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta INAS -FID a decorrer em Reims, França entre os dias 5 e 8 de Março.
A Selecção Nacional de Atletismo da ANDDI-PORTUGAL terminou em beleza a sua participação no 4º Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta – INAS-FID, que decorreu em Reims, França, ao conquistar 28 Medalhas (8 de Ouro, 10 de Prata e 10 de Bronze) na prova topo da modalidade antes dos Global Games que irão ter lugar de 5 a 15 de Julho, na República Checa.
Ontem, a selecção portuguesa voltou a transcender-se e conquistou mais cinco medalhas. Lenine Cunha sagrou-se Campeão da Europa no salto em altura (1.78m) e a estafeta masculina arrecadou também o ouro na prova dos 4x400m (3.39.58). A estafeta feminina dos 4x400m conquistou o título de Vice-Campeã (4.37.12) e Lurdes Amador subiu também ao pódio para receber a medalha de prata na prova dos 800m (2.34.92). Também nos 800m, Graça Fernandes chegou ao bronze com o tempo de 2.39.95.
No sector masculino, Lenine Cunha foi eleito o Melhor Atleta do Campeonato com a conquista de 6 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 recorde do mundo. Recebeu, igualmente, o prémio de Melhor Performance pela sua prestação nos 60m (7.22), onde ganhou 868 pontos. No sector feminino, a ucraniana Lyudnyla Vanylima foi eleita a Melhor Atleta com 7 medalhas e a sua compatriota Natalya Kobylyatska recebeu o galardão de Melhor Performance pela obtenção de 900 pontos, devido à sua marca nos 200m (26.90).
Portugal conquistou, assim, 28 medalhas e a Ucrânia contabilizou 22, embora tenha conseguido 12 medalhas de ouro e Portugal 8.
José Costa Pereira, Seleccionador Nacional, feliz no final da competição e com o sentimento de dever cumprido, salientou que “Antes de mais, quero realçar o espírito de equipa e companheirismo que se viveu no seio da delegação, embora o atletismo seja uma modalidade mais individual”, acrescentando, igualmente, que “Temos condições para continuar este trabalho que já dura há doze anos, porque temos novos atletas como o Ricardo Pinto e o Jorge Fernandes que nos dão garantias para acreditar no futuro. Para além disso, dos dezassete atletas que compõem a delegação, quinze conseguiram conquistar pelo menos uma medalha”.
Com um número recorde de medalhas na bagagem, José Costa Pereira lançou um apelo. “É importante que os responsáveis pelo desporto no nosso país olhem para estes êxitos e pensem que estes atletas também precisam de apoios. Estamos a quatro meses da competição topo na deficiência intelectual, os Global Games, e, por exemplo, os atletas com deficiência auditiva estão a seis meses dos Surdolímpicos e ainda não existiu qualquer tipo de apoio. A ANDDI teve mesmo que contrair um empréstimo para poder adiantar o primeiro pagamento da taxa de inscrição nos Global Games”, explicou o Seleccionador que não quis deixar de elogiar os seus atletas “Vamos participar nos nove desportos dos Global Games e, como está provado, temos atletas, não só no atletismo, capazes de conquistar muitas vitórias em nome do nosso país. É preciso continuar o trabalho com eles, porque toda a carolice tem os seus limites”.
Por outro lado, José Costa Pereira destaca o trabalho realizado pela Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes e pelo recém-criado Comité Paralímpico de Portugal, constatando que “Não quero deixar de referir o apoio que temos tido da FPDD e do CPP que têm realizado todos os esforços possíveis para resolver esta questão o mais rápido possível”.
Medalhas de Ouro -
Lenine Cunha – Pentatlo com 3157 pontos (Recorde do Mundo): 9.09 60m barreiras; 6.79m comprimento; 8.38m peso; 1.75m altura; 2.57.12 1000m.
Lenine Cunha – Triplo Salto com 14.19m
Pedro Isidro – 3000m Marcha com 12.29.00 (Recorde do Mundo)
Inês Fernandes: Peso com 11.79m
Lenine Cunha: 60m com 7.22 (Melhor marca da época)
Lenine Cunha: Comprimento com 6.60m
Lenine Cunha: Salto em Altura com 1.78m (Recorde Pessoal)
Estafeta 4x400m (Vítor Pleno, Claudino Matos, Fábio Santos, Lenine Cunha): 3.39.58 (Melhor marca da época)
Medalhas de Prata -
Ivo Ferreira – 3000m Marcha com 15.21.40 (Recorde Pessoal)
Raquel Cerqueira – Triplo Salto com 9.07 (Recorde Pessoal)
Maria Inácio – 1500m Marcha com 10.06.13
Maria Lurdes Amador – 1500m com 5.28.02 (Melhor marca da época)
Lenine Cunha: 60m barreiras com 9.27
Fábio Santos: 400m com 53.64 (Recorde Pessoal)
Maria de Lurdes Amador: 3000m com 11.39.42
Estafeta 4x200m (Ricardo Pinto, Claudino Matos, Fábio Santos, Lenine Cunha): 1.37.90
Estafeta 4x400m (Ana Catarina Ramos, Raquel Cerqueira, Graça Fernandes, Maria Lurdes Amador: 4.37.12 (Recorde Pessoal)
Maria Lurdes Amador: 800m com 2.34.92 (Melhor marca da época)
Medalhas de Bronze -
Graça Fernandes – 1500m com 5.46.05 (Melhor marca da época)
Tiago Duarte – Triplo Salto com 11.34 (Recorde Pessoal)
Tiago Duarte: 60m barreiras com 9.65 (Recorde Pessoal)
Ana Catarina Ramos: 60m barreiras com 11.83 (Recorde Pessoal)
Maria Inácio: Peso com 6.40m
Vítor Pleno: 3000m com 9.15.09
Raquel Cerqueira: 60m com 8.44
Raquel Cerqueira: comprimento com 4.43m
Estafeta 4x200m (Carla Lisboa, Graça Fernandes, Ana Catarina Ramos, Raquel Cerqueira): 2.02.50
Graça Fernandes: 800m com 2.39.95 (Melhor marca da época)
Outros Resultados
4º lugar: Tiago Duarte – Pentatlo com 2309 pontos
5º lugar: Vítor Pleno – 1500m com 4.20.07 (Melhor marca da época)
6º lugar: Bruno Gaspar – 1500m com 4.24.48 (Recorde Pessoal)
4º Lugar - Carla Lisboa: 60m barreiras com 11.97 (Melhor marca da época)
4º Lugar: Claudino Matos 400m com 56.08
4º Lugar: Bruno Gaspar – 3000m com 9.32.10 (Recorde Pessoal)
5º Lugar: Lenine Cunha - Peso com 7.77m
5º Lugar: Jorge Fernandes – 60m com 7.67 (Recorde Pessoal)
6º Lugar: Ricardo Pinto – 60m com 7.69 (Recorde Pessoal)
6º Lugar: Tiago Duarte – Peso com 7.74m
4º Lugar: Raquel Cerqueira – 200m com 28.70
4º Lugar: Ricardo Pinto – 200m com 25.05
5º Lugar: Vítor Pleno – 800m com 2.09.75 (Melhor marca da época)
5º Lugar: Jorge Fernandes – 200m com 25.73
7º Lugar: Tiago Duarte – Salto em Altura com 1.65m (Melhor marca da época)
domingo, 8 de março de 2009
12 Kms de Manteigas a Penhas Douradas
Prova de Atletismo de Montanha, BTT e Caminhada.
Prova integrada no Troféu Spiridon que reúne anualmente cerca de 1.400 turistas, 400 atletas e 100 BTT, realizada no dia 08 de Março de 2009, numa organização do Município de Manteigas - Câmara Municipal e CCD dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Manteigas.
Do A3C estiveram dois atletas e duas caminheiras, elas a Ludovina Joaquim e a Suzete Virgilio, eles o Joel Marcelino e o Pedro Ricardo. Presentes na prova 227 atletas, tendo a vitória sorrido a José Gaspar do GD 3 Santos Populares com o tempo de 47:08; Ângelo Pacheco, NA Joane, seria o segundo a 45 segundos, e o pódio fechou com o campeonissimo Paulo Guerra, Maratona C P, a 69 segundos. Nas senhoras vitória fácil de Lucinda Moreiras, NCL Sport Club, com 60:26, seguida de Rosa Madureira, NA Matosinhos, a 189 segundos, e em terceira Lurdes Monteiro, NA Matosinhos, a 384 segundos. O joel obteve a 61ª posição com 61:07, sendo o 17º veterano 2. O Pedro conseguiu melhorar o tempo dos anos anteriores ficando em 151º da geral e 33º sénior, com o tempo de 73:51.
Destaque para o BTTista nosso conterrâneo, Diogo Silva, natural das Pedreiras, que venceu a duríssima subida até às Penhas Douradas em BTT competitivo com o excelente tempo 39:23. Diogo bisou a vitória de 2007.
15º Corta-Mato dos Veteranos do Lis
Serafim Gonçalves e José Carreira
Mais um sucesso do Clube Veteranos do Lis onde o S. Pedro ajudou brindando com uma manhã de sol. O percurso renovado, com menos voltas, numa área maior dentro da mata dos Marrazes, foi do agrado geral. A estrutura estava montada na recente e por acabar Aldeia do Desporto, Marrazes, onde nem casa de banho se pôde utilizar por falta de água. Mas os duches foram garantidos nas instalações amavelmente emprestadas pela Ass. Rec. e Desp. dos Outeiros da Gândara (ARDOG), a cerca de 500 metros. A competição iniciou-se pelas 9.30 para eles e elas dos iniciados, onde Luís Botelho, A3C, conseguiu o 5º lugar nos 1.500m, com 5:43. A prova maior teve início às 10.50 e competiam os juniores e todos os escalões adultos. Com um percurso em terra batida, pouco desnivelado, a luta cedo ficou entre dois homens, Daniel Martins, pupilo treinado pelo olímpico Carlos Lopes, e o nosso campeão distrital Nuno Varela, CA Barreira. A maior velocidade do atleta do Sporting Clube da Lourinhã foi determinante para a sua vitória, com o tempo de 18.43, o Nuno chegaria com 19.01, fechou o pódio Mário Cordeiro, CA Barreira com 19.31.
Gonçalo Brito, A3C, terminava na 35ª posição, com 21:51 o que lhe garantiu o 10º posto nos seniores ficando com o último prémio do escalão. Do A3C terminaram ainda Miguel Gineto em 84º e 26º sénior, com 23:54, e Victor Ferreira em 108º e 20º veterano II, com 25:28. O A3C foi a 19ª equipa entre 32 presentes. Terminaram a prova 167 atletas.
A organização através do incansável e líder dos Veteranos do Lis, José Carreira, homenageou o único totalista dos 15 Corta-matos realizados com uma salva prateada, o homem, atleta e sócio da casa, Serafim Gonçalves.
Contou ainda com um sorteio de um fim-de-semana no Algarve para duas pessoas, realizado com todos os dorsais da prova maior.
À excelente equipa que mais uma vez montou e efectuou este 15º Corta-mato os nossos parabéns.
sábado, 7 de março de 2009
Maratona de Porto Santo
.jpg)
Mas que grande surpresa nos preparou o colega do A3C Francisco Esperança, bateu o seu recorde pessoal em nove minutos com o bom tempo de 3.29.43, foi 8º classificado da geral, sendo 2º Veterano D.
Francisco queixou-se do vento que se fazia sentir na marginal, local onde decorreu toda a prova e que a tornou monótona. No entanto fez uma magnifica prova e está de parabéns.
Na maratona participaram 18 atletas sendo o vencedor David Fernandes com 2.47.07, não houve participantes femininos.
Na Meia Maratona participaram 123 atletas, o vencedor foi Rui Pedro Silva com 1.10.15, e em femininos foi vencedora a consagrada Fernanda Ribeiro com 1.16.51.
Brevemente aparecerão neste artigo mais fotos sobre a prova.
Subscrever:
Mensagens (Atom)