domingo, 15 de fevereiro de 2009

Duatlo das Lezirias - Vila Franca Xira

A 13.ª edição do Duatlo BTT das Lezírias - Troféu José Luís Matos, em Vila Franca de Xira, contou com duas provas na manhã de domingo: uma pontuável para o Circuito Regional Centro, a outra constituiu a segunda etapa da Taça de Portugal. Com um recorde de inscrições (mais de mil), o XIII Duatlo BTT das Lezírias arrancou no sábado com a etapa inaugural do campeonato nacional jovem. Para domingo, estavam reservadas duas provas. Começamos com a principal, em que se discutiu a segunda etapa da Taça de Portugal. Quinhentos e trinta e dois atletas alinharam à partida. Tinham pela frente cinco quilómetros de corrida (uma volta), 23 quilómetros de BTT (uma volta) e 2,5 quilómetros de corrida (uma volta) num percurso criado nas Lezírias. Na frente da prova, logo no início, formou-se um quinteto: João José Pereira, Bruno Pais, Lino Barruncho, João Silva e Miguel Arraiolos. Estes atletas foram os primeiros a entrar no parque de transição, seguindo rapidamente para o segmento de BTT. No BTT, uma avaria mecânica acabou por provocar a desistência de Lino Barruncho, um dos candidatos ao triunfo, enquanto Bruno Pais, Miguel Arraiolos e João Silva conseguiram ganhar alguma vantagem sobre João José Pereira, um dos atletas do Alhandra, o clube organizador do XIII Duatlo das Lezírias. Na saída para a corrida final, Bruno Pais revelou-se bastante forte e, apesar da resposta imediata do campeão europeu de triatlo de sub-23, João Silva, o atleta do Sport Lisboa e Benfica conservou a liderança até à meta e garantiu o triunfo com o tempo final de 57 minutos e 53 segundos. Foi a segunda vitória do atleta na presente temporada, após o êxito no III Duatlo do Jamor. Com sete segundos de diferença para o vencedor, ficou o jovem João Silva, seguido do colega de equipa Miguel Arraiolos. Quarenta e seis atletas marcaram presença na prova feminina. Maria Areosa voltou a dominar do princípio ao fim, cumprindo Duatlo das Lezírias sempre na frente e concluindo com o tempo de 01h07m42s. Tal como Bruno Pais, Maria Areosa também começou de excelente forma a época de 2009, averbando a segunda vitória depois do sucesso no Jamor. Mariana Costa e Filipa Ferreira discutiram a 2ª posição nas Lezírias e ficaram separadas apenas por treze segundos. A vantagem pertenceu a Mariana Costa. Um dos atletas participantes na hora de pegar a bicicleta, fê-lo com a do vizinho do lado. Voltou atrás a tempo de fazer a troca sem incomodar o verdadeiro dono da bicicleta que chegou após o acontecimento. Prestação excelente de Joel Marcelino (1º Duatlo da carreira) com 55º lugar na geral e 6º Vet.1, com o tempo de 1.06.23, atleta do A3C. Destaque também para o colega Paulo Sequeira com uma belíssima corrida ficando em 99º na geral com o tempo de 1.08.39.
Duatlo Super-Sprint. Pedro Afonso Gaspar e Andreia Lopes (Clube Futebol "Os Belenenses") foram os vencedores do duatlo super-sprint realizado antes da Taça de Portugal. A prova teve mais de uma centena de participantes, pontuou para o Circuito Regional Centro e efectuou-se nas seguintes distâncias: 2500 metros de corrida, 11,5 quilómetros de BTT e 1250 metros de corrida. De realçar um episódio bastante cómico na prova aberta: Um atleta de peso considerável que partiu em último lugar na etapa da corrida, chegou com um bom avanço sobre muitos, ao parque de transição para pegar a sua bike. Infelizmente enganou-se a colocar a sua bike no parque correcto (o da prova aberta) e colocou-a no parque da prova da Taça. Mas apesar desta situação, o pior ainda estava para vir. Pura e simplesmente esqueceu-se do lugar onde a colocou parecendo um tipo perdido num parque de estacionamento repleto de bicicletas. Risada geral... enquanto a pobre alma procurava, e gatinhava entre as bicicletas para passar de corredor a corredor. Finalmente, e já com muito tempo perdido, lá a encontrou partindo já com bastante atraso. Mas animem-se, de que não só não foi o último na etapa da bike, como ainda veio a recuperar bastantes posições na fase final de corrida. Um bom exemplo de preserverança. Sara Tenrinho, do CF Os Belenenses, menina franzina com 12 anos, protagonizou uma excelente prova apesar de uma queda aparatosa no BTT no único ponto onde era preciso alguma técnica. Apesar disso concluiu a prova dentro dos 30 primeiros classificados sendo a 2ª “senhora” da geral. Se fosse apenas atletismo esta magnifica atleta não poderia participar devido à distância ser demasiada longa. As regras desportivas em Portugal variam de modalidade para modalidade.
Participaram pelo A3C, Gonçalo Brito, 6º geral e 2º Sub-23, com o tempo de 41.10; e Victor Ferreira, 21º geral e 2º Veterano 1, com o tempo de 45.34.

Sem comentários:

Enviar um comentário