domingo, 29 de março de 2009

Joaquim Luis Marquês

Desde que me deram a notícia de manhã que o meu pensamento não mais deixou de recordar coisas e episódios dos "Caminhos" e da "Geira". Parei mesmo um pouco esta tarde para dar a notícia a outros companheiros e rascunhar o texto que aqui iria escrever. Quando me equipava para treinar ainda não tinha deixado de pensar em ti e decidi não treinar. Fui tentar entender porque um amante da vida teve de partir. Fui à missa mas pouco ouvi do que o Padre disse, o meu pensamento estava na tentativa de compreensão da situação. Julgo que me estava a entender directamente com Deus. Era com Ele que eu tinha de esgrimir argumentos. Como sempre acho que Deus é infinitamente mais esperto e mais uma vez levou a melhor sobre a minha pobre compreensão. Quando sai, meia hora depois, julgo ter entendido porque partis-te. Deus não me pediu segredo e como tal vou-to dizer. Deus também tem fragilidades e áreas que não domina. Deus também precisa de ajudantes, ajudantes dos bons, daqueles que ajudam mesmo. Tu tiveste sorte, foste um dos escolhidos para o ajudar. Tu conheces os que, como eu gostam de correr mas que, por vezes se perdem. Tu tens a experiência e a sabedoria de milhares de Kms. Tu serás mais um guia que nós teremos lá em cima. Agora saberei que quando me fizer à estrada ou aos montes para correr nada temerei porque o Deus, em que acredito, tem bons acessores, daqueles de nomeação com base na confiança... Meu caro, sinto a partida mas reconforta-me saber que serei bem guiado. Não era nada disto que tinha preparado mas é isto que neste momento te queria dizer... Obrigado por te teres cruzado comigo. Obrigado pelo teu sorriso que recordarei sempre...
Texto de Ricardo Bastos, retirado do forum mundo da corrida.

2 comentários:

  1. Esta è uma homenagem muito bonita, que fizes te a um grande atleta.Infelizmente a vida preganos partidas e nós não podemos fuguir, mas podemos homenagear todos os que partem e lemblalos com carinho e respeito. Não importa que o texto não seja da tua autoria, mas sim a tua maneira de homenagear algem amigo.

    ResponderEliminar
  2. Bonita homenagem,apesar de o texto não ser teu é de louvar, homenageares alguem que correu a teu lado e porque Deus assim quis já não está entre nós.



    Um beijinho grande
    Paula.

    ResponderEliminar