domingo, 1 de março de 2009

Treino longo e Orientação

Depois de ter passado a semana a fazer rossos na minha casa nova, prescindido do treino semanal, foi com agrado que aceitei o treino deste domingo de manhã.
Desloquei-me com o Luís até Pataias onde tínhamos marcado o encontro (pelo caminho passei pelo Joel que foi a correr).
No local decorria o 11º Meeting de Orientação do Centro. Uma organização em grande e que de comum com o atletismo só encontrei o aspecto da corrida.
Sem dúvida, o local onde funcionou as actividades deste Meeting (em Orientação chama-se Arena), tem uma enorme concentração de tendas e uma logística que no atletismo só se encontra em uma ou duas grandes provas nacionais. Nesta Arena montada numa área de pinhal e areia, que é o piso típico do local por estar próximo do mar, encontrava-se de tudo. Restaurante; 10 WCs; tenda do secretariado; tenda de resultados actualizados priódicamente; tendas para venda de produtos relacionados com a actividade; tenda de primeiros socorros; tenda das partidas; tenda das chegadas; tenda de cronometragem; duas tendas para acolher crianças enquanto os progenitores participavam no evento; Kms de baias e de fita sinalizadora; inúmeras placas de informação; ainda zona para aquecimento; zona para iniciação à modalidade com monitores; zona de descanso; havia em algumas tendas ecrãs que mostravam o decorrer das provas. Tudo isto durante dois longos dias, em que estiveram em competição cerca de 900 atletas, sendo um terço estrangeiros. Grandioso!
Depois de nos concentrarmos todos neste belíssimo local onde fomos recebidos pelo colega Horácio, orientista mas de serviço ao Meeting, fez de tudo para nos entusiasmar sobre a orientação. O Joel e a Vina estavam já inscritos para a prova aberta (baptismo na modalidade) e foram participar com o colega João, que tal como eu estava curioso e em "pulgas" por se iniciar nesta modalidade fantástica. Logo após a partida do trio para um percurso de 9 kms com uma dúzia de balizas para percorrer, foi a vez do Horácio olhar para os restantes elementos e tentar nos influenciar a participar também. Conseguiu que o Luís fosse fazer o percurso na zona de aprendizagem com cerca de 500 metros e muitas balizas para picar. Quanto a mim ao Francisco já nos tínhamos decidido pelo treino do atletismo. Assim fizemos. Fizemos Pataias/Nazaré/Pataias em cerca de 77 minutos (cerca de 17 kms) e que serviu de último treino longo de preparação para a maratona de Porto Santo - Madeira, onde o Francisco irá participar no próximo fim-de-semana. Como não treinei durante a semana e tenho apenas corrido entre 30 a 40 minutos, consegui ir com o Francisco até aos 60 minutos, fazendo os 17 minutos num ritmo mais baixo. Terminado o treino foi com espanto que soubemos pelo Joel e Vina, que o percurso de orientação lhes demorou quase 97 minutos (ainda se perderam). Quanto ao Luís fez o percurso em 27 minutos. Estavam todos felizes com a estreia. E todos estávamos cansados.

1 comentário:

  1. Olá Amigo!
    Uma bela jornada de Orientação.
    Um treino de 17 km em 77 minutos é obra!
    Boa sorte ao Francisco para a maratona de Porto Santo.
    Grande abraço,
    Luís mota

    ResponderEliminar