domingo, 7 de fevereiro de 2010

Pela serra dos Candeeiros

Hoje fiz um treino solitário de 150 minutos. Sai da Cumeira em direcção à serra dos Candeeiros. Percorri alguns trilhos do Laminha, subi ao Casal Boieiro, passei pelo circuito de manutenção das Pedreiras, e segui até à gruta (casa dos Caçadores) no sopé da serra. Entrei no trilho que leva até ao planalto da serra, que está com muito mato. No alto segui até à quinta do carvalho, desci para nascente até apanhar a antiga linha-férrea que percorri durante 5 minutos. Voltei a subir ao planalto por trilhos impares. Contornei alguns quintais e voltei a descer à linha-férrea. Fiz a linha até atravessar o túnel. Subi pela parte norte da serra (Povide) passei pelos vários moinhos até chegar ao planalto.

Cruzei-me com as vacas que normalmente pastam por toda a zona serrana, e desci pelo trilho que liga ao Vale Travelho. Segui até ao circuito de manutenção, passei pelo moinho ai existente, desci até à nacional 1, e segui até perto da Cumeira.

A 400 metros da minha chegada tive a companhia do Agostinho e da Manuela, que com o seu cão, vinham a fazer o seu passeio pedestre domingueiro.

A paisagem, o sossego e o silêncio, são a nota dominante deste percurso. Foi lindo. Fotografei até esgotar a pilha da máquina.

1 comentário:

  1. Olá Victor!
    Extraordinário treino em ambiente natural, acredito que a preparar “Sicó”.
    Este fim-de-semana a dose deve ser para repetir, pois o Sol convida aos trilhos.
    Grande abraço,
    Luís Mota

    ResponderEliminar