domingo, 9 de novembro de 2008

34ª Meia Maratona da Nazaré

Num domingo cheio de sol, sem nuvens, e com ausência de vento, tudo indicava tratar-se de um belíssimo dia para a prática desportiva fosse ela qual fosse a modalidade. Assim fui mais 1400 atletas até à Nazaré para correr a 34ª Meia Maratona local.
A mãe de todas as Meias Maratonas não me correu bem, e fui obrigado a desistir perto do 10º Km. A velha lesão da perna direita voltou a atacar e obrigou-me a parar. Pena ser assim pois tudo indicava ser hoje o dia de fazer a folha ao Pedro Ricardo. Estimava um tempo de 94/95 minutos, bem ao meu alcance, e o PR fez 96 minutos. Paciência. Ele deve ter ficado contente por não lhe ter apertado a retaguarda. Juntei-me assim ao meu amigo José Pereira "Moitense" e fizemos companhia um ao outro na caminhada que fizemos até à Nazaré.
Após a desistência do Joel, que nem chegou a partir, coube-me a mim deixar o grupo A3C mais pobre apenas com as presenças do Miguel, do Francisco, do Pedro e do Gineto, que dentro das suas possibilidades lá foram completando a prova.
316º Miguel com 1:33:00; 359º Francisco com 1:34:22; 406º Pedro com 1:36:14; e 864º José Gineto com 1:51:02. Concluíram a prova 1.150 atletas.
A Conceição foi a única a representar o grupo na caminhada não sabendo a sua opinião por não a ter visto mais.
Devido à polémica em torno do BPN, surgiu hoje mais uma vitima. Um atleta que participou nesta grande prova teve a ousadia de vestir a camisola de corrida com a publicidade do BPN. A sua camisola de todas as corridas. Claro está passou a prova a ouvir o que não merecia e a responder educadamente a quem o incomodava com questões que nada tinham a ver com atletismo. Saiu claramente prejudicado. Completamente desconcentrado e a conversar a maior parte do tempo, terminou a prova exausto e com um tempo muito superior ao seu normal.
A prova sem primeiros planos, devido a ausência de prémio monetário, teve no vencedor um tempo superior a 66 minutos.
Como descrevi acima desisti ao 10º Km, não chegando sequer a ir ao retorno em Famalicão. Acontece que, para espanto meu, apareço na classificação assim como o meu colega Pereira, ambos com o mesmo tempo. Ao chegarmos à zona de meta entendemos ter direito ao saco de presença, também pagámos 7,5 euros de inscrição, e entramos no funil de chegada convencidos de que não seriamos classificados por não termos passado nos tapetes de retorno. Aqui julgo que fomos "enganados". Digo fomos porque inclui a Organização e os atletas em geral. A empresa que montou os tapetes para a leitura dos chips à passagem de cada atleta, "enganou" muita gente. Afinal só o tapete de chegada estava a funcionar. Permitiu aos "batoteiros", porque os há, não sei o que ganham em serem falsificadores de resultados, permitiu-lhes facilmente fazer um tempo estrondoso. Sei que muita gente não foi ao retorno, viu-os passar durante a minha caminhada para a chegada. Será que não se infiltraram na classificação? A classificação de muitos bons atletas não é a que está no papel. E a empresa dos Tapetes e chips? Será honesta? Será que o valor da inscrição não contemplava esta mais valia dos chips? Na classificação, como vejo em outras provas com o sistema dos chips, aparece o tempo de passagem na partida, o tempo à passagem por cada tapete intermédio, o tempo à chegada na meta, e o tempo real de cada atleta (onde é descontado o tempo que não esteve em corrida).
A verdade acima de tudo. O atletismo é para nos divertirmos, mas conscientes das nossas capacidades.
Afinal fomos todos enganados. Perdi a única hipótese na minha vida de ganhar a Meia da Nazaré, facilmente!