domingo, 11 de janeiro de 2009

5º Corta-Mato da Vila de Óbidos

Realizou-se este domingo o 5º Corta-Mato de Vila de Óbidos, junto ás muralhas da Vila, no pitoresco e agradável Parque de Óbidos, que inclui um bom Circuito de Manutenção, um bem arranjado Parque de Merendas, um Parque Infantil, algumas casa de banho, e uma belíssima paisagem sobre o vale e sobre a vila muralhada.
Contou com um belo dia de sol para aquecer as quase negativas temperaturas. Era visível por toda a parte a enorme e bela camada de geada deixada pela noite.
Este Corta-Mato decidia também o Campeonato Distrital Longo em seniores, veteranos e juvenis.
Num percurso com um piso magnifico para a prática do atletismo é de lamentar que tenham feito do que seria um Corta-Mato, uma prova de Montanha ás voltas. É certo que o percurso era igual para todos, mas as dificuldades são outras tratando-se dum percurso de montanha. É pena que não existissem balneários nesta agradável zona da vila. Pena ainda que a Organização não tenha providenciado abastecimento para as provas mais longas, e se tenha esquecido de incluir água à chegada para quem conseguiu concluir a prova. A inscrição foi gratuita, e deu direito a uma bela t'shirt, mas quem fez os 9 kms em sobe e desce constante sentiu necessidade de beber água. No meu caso, por não ter quem me desse água durante a prova (como outros atletas tiveram), abasteci apenas de força de vontade.
Deixo uma critica à nossa ADAL, em algumas provas organizadas por grupos independentes, que decorrem bem, têm tanta preocupação para que estes mesmos grupos não cometam asneiras, quer ao fazer o regulamento ou o seguro desportivo para os atletas, e que destas provas que não lhes dão qualquer despesa, em troca de um carimbo de aprovação cobram umas boas dezenas de euros, lamento que nas provas em que a nossa ADAL tem compromissos não haja um cuidado mais sério para que as coisas corram dentro do estipulado.
Lembro que hoje, mais uma vez, não conseguiram respeitar o horário e a última prova começou ás 12:40, 30 minutos após o estipulado, havia atletas que tinham comido ás oito da manhã. Certamente causou embaraços a algumas pessoas.
Lembro a falta de água à chegada, já para não falar na falta de abastecimento. Alguém se lembrou de me dizer que nos Corta-Matos não há abastecimento. Pena essa pessoa (Juiz de atletismo como eu) não fazer esta prova comigo. Penso que até sentiria fome!
Lembro, apesar do local ser aprazível, estamos em pleno Inverno, muitos miúdos e graúdos saíram das provas e não poderam tomar banho. Existia banho sim, mas a 2 kms, no estádio. Quantos lá foram?
Lembro uma outra situação, houve caminhada, uma boa ideia, todos com quem falei gostaram do passeio. Mas as inscrições eram separadas das da ADAL. No caso da nossa equipa foram enviadas todas juntas, atletas e caminheiros, para a secretaria da ADAL. No entanto hoje as caminheiras não estavam inscritas. A Organização da Caminhada nada tinha a ver com a ADAL. Mas a informação vinha no panfleto distribuído pela ADAL!
Última situação. O secretariado da ADAL resolveu distribuir hoje os dorsais para a restante época 2008/2009. Acontece que esses dorsais não vinham devidamente identificados como tal, e no fim das provas, após a sua utilização alguns foram parar ao caixote do lixo.
A nossa ADAL tem que ter mais cuidado com o que faz e diz.
Nunca fui pessimista no atletismo. Mas a ambição por querer ter muitos atletas federados, faz com que outros valores caiam por terra. Nestes últimos dois anos tenho assistido a situações como as de hoje. Tenho assistido a uma grande participação dos atletas nas provas da ADAL. Mas será que os atletas estão a ser bem tratados?
Hoje muitos disseram que não fariam mais provas da ADAL. Tudo porque não houve consideração por eles.