terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mais um treino-convivio

No passado dia 29 de Novembro, a malta juntou-se para mais um treino convívio no percurso do Cross Laminha. Testou-se mais uma vez o piso e fiquei com impressões de atletas que nunca tinham feito tal proeza. O grupo constituído por 8 elementos (um deles feminino, a cadela do Joel) reuniu-se junto a minha casa pelas 10 horas da manhã. O destaque deste treino veio de Miranda do Corvo, o amigo Vitorino Coragem, que nos brindou com sua presença e seus conhecimentos das muitas e variadas provas que já fez na península ibérica. A surpresa seria no entanto a presença do colega Peralta, betetista de gabarito, que aceitando o desafio, fez atletismo pela primeira vez e não se saiu mal, pelo contrário aguentou muito bem o ritmo de 6’15 que foi imposto na difícil travessia dos 18 trilhos que compõem o Laminha. Contra ele o facto de estar a testar um novo modelo de sapatos, de sua criação, que não se adaptaram da melhor forma às características do piso húmido e lamacento que foi percorrido. E ainda a ausência do seu colega de treinos por motivos de saúde. Além dos elementos mencionados estavam também o Pedro; o Gonçalo; o Joel; o Ivan; e eu, o guia de serviço ao percurso. Após a foto de grupo iniciou-se o tão esperado treino. Com a conquista da primeira subida logo apareceram os comentários maldosos. O primeiro km tem uma subida difícil e técnica em piso escorregadio, tem também 90% do alcatrão percorrido no percurso ( os outros 10% coincidem com a chegada), e ainda uma descida vertiginosa com o piso em mau estado. No entanto houve coisas mais interessantes a registar. A grande facilidade do elemento feminino durante todo o percurso. A enorme à vontade do Gonçalo que poderia fazer isto a 4’30/km. As dificuldades do Ivan por causa dos óculos embaciarem demasiado fazendo constantes “apalpanços” ao piso para não se perder. As escorregadelas do Peralta nos testes efectuados ao novo modelo de sapato de trail. E a nova denominação do km 9, “km queda Coragem”. A verdade é que os novatos gostaram, apesar das dificuldades por que passaram. Aprovaram o trilho “Slalon” em homenagem aos esquiadores, e os dois últimos trilhos abertos este ano na floresta virgem, onde são testadas todas as capacidades do trail. Pelo meio do treino ainda parámos para um rápido abastecimento. À chegada sessão de alongamentos e uma acolhedora surpresa por parte da minha esposa, uma mesa composta com abafado, porto, licores, frutos secos, para retemperar e revigorar. Estes treinos convívio começam a ser muito melhores que participar em algumas provas de atletismo. Próximo treino convívio será dia 13 de Dezembro na maravilhosa serra de Miranda do Corvo onde o cicerone será o Vitorino Coragem.

2 comentários:

  1. Que pena não ter participado... Fica para a próxima! Já estou a treinar para Janeiro. Quando for regresso aos trilhos vou fazer mesmo por ir!

    ResponderEliminar
  2. Olá Amigo Ferreira!
    Já tenho saudades da montanha. Depois do alcatrão a Natal vai ser mesmo na Serra.
    Um forte abraço para todos os que se aventuraram. Quero ver se marco presença na prova, vamos ver como ficam as pernas!!!
    Grande abraço para todos,
    Luís mota

    ResponderEliminar