domingo, 14 de março de 2010

Trilhos loucos da Reixida

A Reixida vai entrar no mapa dos Trails em Portugal.
Esta afirmação é feita por mim porque julgo conhecer o potencial das provas de Trail que tenho realizado como atleta em solo nacional. Este conhecimento aliado ao gosto pelas corridas fora do alcatrão e pela experiência na organização de provas, permite destacar a Reixida como um diamante a lapidar.
Hoje participei no treino de exploração de trilhos para uma prova a realizar na localidade de Reixida, região também conhecida pelo local onde nasce o rio Lis e pela prova de atletismo em estrada "Reixida - Senhora do Monte".
Os parceiros deste treino foram o organizador, Luís Leal, atleta; José Agostinho, atleta; e eu Victor Ferreira. Iniciaram o treino connosco dois colegas em bicicleta todo o terreno, que cedo deixaram de poder acompanhar-nos. Isto passou-se exactamente junto à nascente principal do Lis, quando decidimos subir através de escalada uma encosta cheia de mato. Foi o principio dos trilhos loucos que fomos descobrindo ao longo de 18 kms e 190 minutos.
As subidas não permitiam correr, mas a paisagem era de cortar a respiração. Subida ao monte Maunça, descida e nova subida, agora à celebre Senhora do Monte.
Trilhos dentro do rio Lis, e pelas bermas deste, e no alto da serra a vista permitia alcançar o mar.
A simpatia deste povo cativa os visitantes.
Vamos ter prova de Trail neste percurso nos próximos dois meses, e sei que a hospitalidade destas gentes inclui o almoço.
O trabalho de limpeza e marcação vai ser feito até ao fim de Março.
Deixo fotos da nascente do rio Lis e da serra. As fotos do treino de hoje estiveram a cargo do José Agostinho.
Gostaria de deixar aqui uma referência ao colega Joel Marcelino, que hoje no Cadaval se sagrou vice-campeão Nacional de Duatlo no escalão de Veteranos 2. Parabéns.

1 comentário:

  1. Olá Vitor! Também estou certo de que vai nascer um grande Trail nesta "minha" zona!
    Foi pena não estar cá, se não tinha-vos acompanhado no treino junto com o meu colega Zé Agostinho que tanto gosta do monte! ;)
    Um abraço e até aos trilhos do pastor!

    ResponderEliminar