domingo, 6 de junho de 2010

Treino no Trail do Almonda

Pelas 9.30 da manhã do dia 3 de Junho último, junto à nascente do rio Almonda, três dezenas de trilers e duas dezenas de caminheiros (nº aproximado), concentraram-se para o treino convívio intitulado “Free-running do Almonda”.

Junto à nasente do rio que dá nome à prova, Almonda, já marcada para dia 11 de Julho, iniciou-se o treino de 30 kms, e logo com uma subida muito técnica pelo arrife do Almonda.

O mestre Godinho, sábio na arte de trail e pessoa muito respeitada no mundo do atletismo, foi o mentor do treino desvendando-nos em pleno Parque Natural percursos de muito bom gosto, técnicos, e desconhecidos para a maioria dos presentes.

Os trilhos percorridos pelo Vale do Fojo até ao pico mais alto da Serra de Aire, Pico Aire (679m), foram um dos atractivos do treino. Grande parte deste percurso desenrola-se em plena floresta, á sombra. A paisagem visível dos pontos mais altos da serra é uma das maravilhas deste percurso.

Na subida e até á parte final da descida o atleta vassoura foi o amigo Carlos Sousa, desempenhando um papel fundamental para manter o plutão unido.

A parte final do treino foi corrida a um ritmo muito baixo imposto pelo forte calor que assolou a região, 35º, deixando em dificuldades alguns participantes que procuraram água em cada esquina dos trilhos. Esta parte foi assegurada com o apoio do amigo Gonçalo ficando com a retaguarda do grupo, conduzindo-o até à chegada nas piscinas municipais de Torres Novas.

De salientar o trabalho inexcedível do Aníbal Godinho que durante todo o percurso andou numa roda-viva, da frente para trás e de trás para a frente, de forma a assegurar um ritmo adequado aos participantes e para que ninguém se perdesse. A utilização do telemóvel durante o traçado assegurou os abastecimentos e toda a logística do treino.

Nota máxima para o desempenho e trabalho do Aníbal Godinho. Obrigado.

Após o duche de água quente nas piscinas, o único ponto menos bom, justificava-se água fria, seguiu-se o almoço no Campo Escola de Escuteiros Serra D’Aire, a que agradeço a cedência do espaço, para recuperar os físicos desgastados dos atletas e caminheiros. Esta parte do treino teve a participação de dois senhores que fizeram os grelhados e de várias senhoras que asseguraram o restante serviço, não sei o nome desta gente trabalhadora, mas muito obrigado pelo apoio.

A animação durante o almoço esteve a cargo de Joaquim Teixeira e de Isabel Agostinho, que fizeram as delícias de quem os ouviu contar anedotas. Obrigado aos dois.

Um dia bem passado na companhia de muita gente ligada ao atletismo, em pleno convívio e com a particularidade de conhecer uma região que tem muita coisa bonita por desvendar.

Obrigado Aníbal, obrigado.

1 comentário:

  1. Belo dia Vitor, mais um para preparar o desafio maior, aquele em que nos propomos ganhar a "finisher".
    Parabéns pelas fotos (já as saquei para o meu album).

    JCBrito

    ResponderEliminar