sábado, 11 de outubro de 2008

Processo do RVCC

Ontem, 10 de Outubro, eu e a minha esposa Paula terminámos o processo de validação de competências para a equivalência ao 9º ano de escolaridade, chamado também processo de RVCC, iniciado no passado mês de Maio. No salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Juncal fomos a apresentação a júri, em conjunto com mais nove colegas do mesmo processo, o grupo 2A/9. O júri constituído por cinco elementos, sendo as nossas simpáticas e atenciosas Técnicas formadoras, Ângela Fonseca, Cármen Gerardo e Ana Júlia Henriques, o novo formador de TIC Sr. Piló, e o ilustre avaliador externo Professor Ercilio. Todos nós nos apresentámos a júri individualmente tendo cada um levado vários instrumentos com que lida periodicamente no seu dia a dia. No meu caso levei o telefone e uma amostra de telha para representar o meu trabalho diário, e para ilustrar a actividade desportiva e de tempos livres levei um dossier com vários diplomas e certificados desportivos, dois troféus ganhos em provas de atletismo e duatlo, uma farda de corrida, e algumas fotografias a ilustrar outros passatempos. Após a apresentação de cada um de nós, as nossas formadoras deram a sua opinião pessoal sobre o desempenho e desenvolvimento individual nas quatro áreas do processo, TIC – tecnologias de informação e comunicação; MV – matemática para a vida; LC – linguagem e comunicação; CE – cidadania e empregabilidade. Sobre a minha prestação disseram o seguinte: «O Victor inscreveu-se no processo, sobretudo para concluir mais uma etapa na sua vida, uma vez que não é costume desistir, até pela sua mentalidade de atleta. Foi um adulto sociável, comunicativo, bem disposto e com um sentido de humor apurado. Apresentou-se confiante, optimista e disponível no desenvolvimento das actividades, demonstrando com muita facilidade as suas competências.» Depois remataram com a apreciação global. «O Victor tem um dossier bem organizado e muito ilustrativo das suas competências, havendo ainda mais por acrescentar, não por falta de entusiasmo ou brio, mas por não haver lugar para tudo. O Victor é bastante empreendedor e dedicado a causas, pelo que deverá continuar a ter sucesso na sua vida, por acreditar que a vida é feita de dedicação àquilo em que acreditamos. Vive tudo com intensidade e o mesmo aconteceu com o processo. Segundo ele entrou no processo para “(…) melhorar constantemente a minha capacidade de trabalho e das pessoas que comigo trabalham.”» Obrigado às formadoras que tiveram paciência suficiente para me “aturar”, e que sempre se disponibilizaram para me ajudar, foram impecáveis. Não desfazendo das restantes, deixo um carinho especial à Ângela (com quem mais tempo contactei) pelo apoio e esclarecimentos profissionais muito adequados às minhas necessidades e às da Paula. OBRIGADO Ângela!!! De forma alguma quereria deixar de fora a pessoa que muitos sacrifícios fez, que suportou dúvidas enormes, que passou noites sem dormir, que pensou em desistir, que chorou, que viu por vezes a minha indiferença, mas que acabou por perceber que eram as suas competências que teriam de ser validadas. Estive ao seu lado quando me foi solicitado e não só, e dei-lhe o apoio possível nas diversas fases complicadas. Falo da minha esposa Paula que soube dar a volta ao processo de tal forma que me surpreendeu muito, muito mesmo, pois superou com tenaz eficácia e motivação, os receios de uma escolaridade baixa e o medo de falhar, com a habitual humildade, sua característica forte, demonstrou ser uma pessoa muito criativa, reveladora e generosa, evidenciando competências suficientes para levar para casa o certificado do 9ºano. Muitos parabéns querida Paula, surpreendeste-me e deixaste-me muito feliz. OBRIGADA! Terminadas as apresentações,avaliações e restantes formalidades, deu-se início ao repasto confeccionado pela nossa colega Goreti, uma jovem que sonha ser pasteleira, e diga-se que jeito é coisa que não lhe falta. Nem as migalhas sobraram dos quatro magníficos bolos com que nos presenteou e que foram acompanhados por um, também seu, café quentinho. Em nome de todos obrigada Goreti. Todos se esforçaram por merecer o certificado do 9º ano, e por isso parabéns a todos. A festa final está marcada para o dia 25 de Outubro com um jantar entre todos os intervenientes neste processo. V.Ferreira