domingo, 6 de junho de 2010

9ª Corrida do Mirante - Ota

A 9ª Corrida do Mirante, na Ota, foi mais uma daquelas provas que não se devem deixar de fazer. Na distância de 11 kms, com partida e chegada junto ao Centro Social Recreativo e desportivo local, no centro da vila, que detém o grau de instuição de utilidade pública e que é sede organizadora.

O principal responsável e mentor do evento, Alexandre Beijinha, estava visivelmente satisfeito com a presença de 150 atletas e várias dezenas de caminheiros.

O tempo ajudou à festa da corrida, dia solarengo com rajadas de vento fraco que tornavam o ambiente fresco e agradável.

A partida foi dada pelas 10 horas, com passagem pela vila e pelo rio Ota, subindo de seguida ao Mirante sobranceiro à vila e que dá o nome à prova, entrando depois em estradões e corta-fogos pela serra da Ota.

Destaque pela passagem do imponente “Desce e Sobe”, em V, para muitos a parte mais dura da prova.

Marcação dos kms de 2 em 2. Três abastecimentos de água bem distribuídos ao longo do percurso, em locais estratégicos e à sombra, e ainda com água à chegada.

Informação e balização bem visível durante todo o percurso, incluindo placas de perigo.

Presença sempre agradável da Cruz Vermelha e de Escoteiros prontos para uma eventual rápida intervenção. Infelizmente houve um colega que chocou com uma árvore tombada, partindo a cabeça, e que foi prontamente assistido, não conseguindo no entanto concluir a prova. Rápidas melhoras e tenha sido apenas um susto.

Posto isto é a chegada triunfal à meta, 1.02.30, tempo registado e que dava direito a ser o 50º da geral e o 14º M40. Prémio imediato T’shirt, Bolicau, Troféu, e ainda direito a duche que me soube muito bem, uma magnifica massagem por uma das 8 massagistas presentes (o meu muito obrigado), e pelo mesmo preço (7,5€) tive direito a almoço-convivio.

O almoço no Parque de Merendas da serra da Ota foi o colmatar da festa desta prova. Essencialmente carne grelhada, oferecida pela organização em que cada atleta a coloca no grelhador (existem vários) e assim cozinha a sua refeição. Tem ainda à disposição salada, pão, batata frita (alguns artistas meteram sacos cheios no bolso), vinho e água.

A organização colocou ainda à disposição mesas, talheres e copos de plástico, guardanapos, e colocou vários recipientes para a colocação do lixo.

Esta parte é onde se nota mais a falta daquilo em que devíamos ser exemplo, civismo!

Basta ver as fotos que coloco abaixo.

Os repetentes, como eu, já vêm prevenidos de casa com talheres e loiça, para facilitar a preparação e consumo da refeição, e até o trabalho a quem organiza.

Após o almoço foi a entrega de prémios classificativos. Destaco dos 148 atletas classificados, o vencedor – David Fernandes, 45.42m, e a vencedora – Anabela Tavares, 58.07m, ambos da equipa CRD Arrudense que também venceu colectivamente.

Terminaram 123 homens e 25 senhoras, o que é notável no feminino.

Nota à organização: Muito bom.

Parabéns ao Alexandre Beijinha e à vasta equipa que bem soube liderar.

Se tudo me correr bem quero estar presente na 10ª edição.

1 comentário:

  1. Tive muito prazer em o conhecer.. Parabéns pelo blog. irei add ao meu.. até a próxima corrida de LOUCOS.

    ResponderEliminar