sábado, 29 de janeiro de 2011

Nunca pensei ser tão bom!

Os meus amigos atletas Abutres excederam-se na realização/preparação da sua primeira prova como organizadores. Como antes foi dito, quase tudo já se disse sobre esta espectacular prova de TRAIL.

O mundo do Trail por esta altura está feliz com as provas realizadas este ano. Mas ainda faltam algumas boas surpresas. Para Fevereiro está a ser preparada uma prova que deixou água na boca o ano passado.

Voltando ao que se passou no último fim-de-semana…

Foi a primeira vez que consegui ser ultimo numa prova de atletismo, fui um dos atletas-vassouras, e fiz a totalidade do percurso contrariando as indicações da organização que me tinham atribuído a segunda parte da prova (armadilha do “Padrinho” Vitorino). Tal não me agradou nem eu me contentava com tão pouco. Ainda para mais não conhecendo a primeira das duas partes.

O anúncio de muito frio fez com que fosse preparado para tal. E as temperaturas negativas foram uma constante durante parte do percurso.

O trabalho que deu montar esta prova só eles sabem! Mas a verdade é que valeu a pena. Eu pessoalmente tirei boas ideias e indicações com a minha presença. Aprendi muito!

O que acho essencial numa organização de atletismo é ter um percurso fabuloso e inesquecível. É para tal que os atletas se deslocam às provas.

Se fosse pela comida iriam ao restaurante mais próximo…

Isto foi incrivelmente conseguido pelo traçador de percurso (creio que um tal de Vitorino) que conseguiu juntar no mesmo percurso um sem número de atractivos, e fazer várias ligações com o sucesso que hoje se conhece. O cozinhado foi de tal forma fascinante que os melhores tempos previstos foram completamente melhorados pela maioria dos atletas.

Fiquei impressionado com as dificuldades (que carinhosamente chamo pontos interessantes) bem delineadas ao longo da primeira metade da prova.

Se fosse eu a traçar nesta fase só alterava uma pequena coisa. Com tanta água porquê não passar algumas vezes dentro dos ribeiros?

Respeitada a mestria de quem traçou fui fazendo uma prova bem cautelosa na cauda do Plutão com os colegas Vitor e Fernando como companhia numa tarefa agradável com a recolha das fitas de balização e ao mesmo tempo (com alguma dificuldade) acompanhando o andamento do José Carlos Jorge.

Chegados a Vila Nova, 1º abastecimento, deparei com uma mesa farta em hidratos e doces, onde pontuavam as MPgs. E pensei para comigo «nem parece que passaram por aqui 200 atletas!» tal a quantidade e qualidade ainda disponível!

Aqui começa a subida e o martírio e a melhor parte na minha opinião. Que o diga o JCJ e o Moutinho.

Durante 32 kms foram os únicos atletas que tive o prazer de acompanhar.

Água e água, e mais água, e mais do mesmo… Lindo e muito bom! Parabéns amigos Abutres!

Ao chegar ao control, na barragem das Louçainhas (quem diria que havia uma barragem no topo da serra) somos alertados para a falta de atletas na passagem por aquele local.

Tomou-se e bem, a medida de não retirar mais a fita de balização.

Nesta fase começámos a ouvir relatos animados sobre um atleta que nos precedia, contava histórias sobre Trail, tinha pronuncia do norte, e bebia cerveja quando as via, chegou mesmo a papar choriço com elementos da organização a controlar um cruzamento. Imaginei de quem se tratava.

Perto da chegada ao parque das Mestrinhas, outro monumento da mãe natureza, alcançámos o “comilão” José Moutinho, e passámos a acompanhar estes dois senhores. Aqui o Francisco iniciou o ser percurso como “vassoura”, e o Fernando aproveitou para abrir a passada e fazer um treino até Miranda. O Vitor e eu mantivemo-nos na cauda.

Abastecemos (novo banquete) na companhia do Padrinho Coragem e seguimos pois o frio gélido e a temperatura negativa arrepiava-nos.

Veio a melhor parte. A subida pela serra descampada até ao alto sob um sol gelado, numa caminhada vertiginosa tocada a vento forte que penetrava até aos ossos.

A paisagem compensava esta aflição. Uma maravilha desfrutar destes trilhos.

Daqui para a frente já conhecia o percurso.

Ao iniciar a descida pela pista de Downhill o Moutinho como lhe competia embalou, e o José Carlos começou a ter dificuldades a nível muscular. De tal forma que após alguns exercícios e uma massagem do Vitor, decidiu retirar-se de prova.

Gondramaz estava logo ali, e rapidamente lá cheguei. Continuamos até à ribeira de Espinho e alcançamos o Moutinho.

Como bom amigo fui “picando” para que acelerasse a passada. Mas de nada valeu. Repreendeu-me, isso sim!

Na verdade o objectivo estava a ser cumprido! Era um bom treino para objectivos maiores.

A passagem pelo Ti Patamar foi mais uma confirmação do bem que estavam montados os abastecimentos. Aqui o choriço e as febras estavam uma delicia, o Moutinho só quis coca-cola. Pudera!

Seguimos para Miranda. A chegada foi apoteótica! Uma enorme comitiva de Abutres aguardava pelo desfecho da prova. Moutinho agradeceu pelo micro dos animadores, a magnifica prova organizada.

Agora um obrigado ao Vitorino, esteve como sempre, impecável. Obrigado ao João Lamas, imparável e muito responsável. Obrigado ao José Carlos Fernandes, o rosto que tornou magia este grande acontecimento. Obrigado ao pessoal dos abastecimentos, prontos, impecáveis e acolhedores. Obrigado aos Bombeiros sempre animados e prestáveis. Obrigado a todos os meus colegas vassouras. Obrigado aos restantes atletas Abutres. E obrigado a toda a grande equipa Abutrica. Obrigado Miranda do Corvo e obrigado mãe natureza por teres me proporcionado um dia agradável no teu seio

Obrigado Moutinho, mais uma vez a tua presença me fortaleceu, sai mais forte, é sempre bom ter um óptimo “limitador de velocidade”!

Parabéns atletas, considero que todos foram vencedores!

Obrigado pela merecida homenagem a uma grande senhora destas aventuras, a Super-Analice!

Obrigado F.Bossa pelas sugestões.

Uma sugestão: a chegada seria uma maravilha se fosse pelo leito do rio com uma escada para subir até à Câmara… Obrigado amigos, foram maravilhosos e hospitaleiros, se acharem útil podem contar comigo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um êxito chamado Cross Laminha

Antes de mais agradeço à excelente e responsável equipa que trabalhou directamente comigo na realização desta trabalhosa prova.

Agradeço a colaboração da direcção da Ass. Rec. Cumeirense que se mostrou disponível a trabalhar no mesmo sentido que eu, rumo ao êxito.

Agradeço ainda aos patrocinadores que tornaram possível a realização deste sonho.

Agradeço a todos os atletas e caminheiros o seu contributo para esta festa.

Obrigado a todos.

A seguir deixo alguns comentários dos participantes na prova.

Mais uma manhã/tarde, mais um dia muito bem passado. Obrigado ao Victor e a toda a equipa que o ajudou na preparação desta grande prova.

Todos vocês trabalharam arduamente e no fim tiveram a melhor recompensa que queriam: ver na cara de cada participante a felicidade de quem se divertiu e conviveu com tanta gente fantástica. A mim e à minha família aquilo que nos provocou maior dificuldade foi sair daí... quem é tão bem recebido tem pena de partir. Obrigado.

Estas provas são realmente um "lavar de alma". Para a semana nova jornada no Trilho dos Abutres, e também aí, vai certamente ser outro "Ai Jesus".

Francisco Bossa

Depois de cerca de 2 anos sem fazer uma prova nada melhor que começar com o Cross do Laminha.

O Vitor bem me avisou mas quem gosta das provas de Natureza não liga.

Como dizia Salvio Nora para nós que gostamos destas provas os Km e o tempo que demoramos não interessa.

Tudo isto para dizer que foi muito bom ter revisto velhos amigos e conhecer pessoalmente outros,que só conhecia através do Facebook.

Quanto á prova bem, que trabalhão deve ter dado limpar aquele percurso(e olhem que eu sei do que estou a falar) o resto 5 estrelas.

Quando as provas são organizadas por quem anda nisto dos trail´s sabe bem o que os atletas gostam e querem,por isso muitos parabens Victor e toda a sua equipa.

Alexandre Beijinha

Companheiro Victor, em nome da Real Academia o n/muito obrigado por tudo que colocas-te á n/disposição, assim vale apena. Podes contar mais uma vez com a n/participação. Muitos parabéns a todos que estiveram envolvidos na prova, um BEM-HAJA muito especial para a equipa da cozinha pela sopa.

Álvaro Pinto

Esta prova é um fartote ! A diversão está mais do que garantida, quer pelas caracteristicas do percurso, do seu traçado, quer pela "maluqueira" do Vitor Ferreira que ao longo do percurso vai nos brindado quer com cartazes cheios de humor, quer com constantes variações de percurso e "armadilhas". Este ano até tivemos direito a um mini PR7, o tal desumano da Freita

Faltou mais lama, mas uma semana sem chover não ajuda à festa...

No final, uma bela almoçarada, regada ao melhor liquido para recuperar rapidamente das mazelas - tintol - e no regresso, uma sesta no autocarro e pronto. Grande manhã !

Para o ano, se tudo correr bem, lá estarei !

Uma pergunta aos porcos javardos : o que pesa mais ? Um pacote de gel cheio ou vazio? Pela quantidade que fui vendo pelo caminho, deve ser a ultima opção...

LuisMiguel

Voltei ao Laminha e gostei!!!!

Sobretudo:

Rever velhos amigos, das armadilhas e partidas ao longo do percurso, dos cartazes de perigo, colocadas pelo "Gran Guru da Laminha"!!!!

Até uma enorme rocha nos fez escalar....essa não lembra ao diabo Victor...mas o pessoal gostou!!!!

Também gostei do almoço na companhia de bons e velhos amigos.!!! belissima soupa de pedra, regado por um bom tinto da região

Conselhos de amigo: reparei como os atletas que não levavam calçado apropriado, escorregavam e derapavam em pisos escoregadios..Rapazes para os Trilhos dos Abutres, calcem sapatos apropriado para terrenos "húmidos"...."quem os avisa vosso amigo é"

Parabéns Victor e restantes colaboradores...vamos no bom caminho para transformarmos o trail no principal desporto praticado nas nossas bonitas aldeias e serras!!!

Um abraço Abútrico

Vitorino Coragem

Abutres Running Team

Mais uma edição do Laminha, mais um grande êxito!! Outra coisa não seria de esperar com o laminheiro Victor no comando das operações. Aliás atrevo-me a dar um conselho a quem quizer começar a organizar este tipo de eventos: Falem com o Victor "Laminha" Ferreira!!

Grande Abraço e Parabéns Amigo Victor,

Aníbal Godinho

Desculpa ainda não ter dado os parabéns mais cedo,mas não posso deixar de agradecer pela fantástica prova que é o Cross da Laminha!

O percurso é fantástico, a organização excelente, marcação 5 estrelas e a simpatia do melhor!

Flor Madureira

Primeira vez no cross da laminha ....e simplesmente adorei

rapido ....alucinante ....adrenalina .......merda de porco ....tem tudo o que a gente gosta ...

muitooooooo bom

não admira que tenha esgotado num abrir e fechar de olhos .....gostei muito

grandaaaa Victor Ferreira

Nuno Alexandre

OBRIGADO, Victor e a todos os que te acompanharam na preparação/organização desta prova de trilhos serpenteantes que permitiram passar uma bela manhã na companhia dos amantes do trail. Foi com muito prazer que a percorri num tempo "fabuloso" de 1,21 atendendo a que se conversou todo o tempo e fizemos grandes esperas em filas para escalar os pontos mais difíceis (que até eram bem fáceis). As marcações estavam excelentes, mas não é que à minha frente um duo se perde e segue o trilho errado? é o que dá ir na conversa... O almoço estava excelente! parabens e obrigado às cozinheiras. Para o ano espero voltar. Até à proxima que será no reino dos Abutres.

Luis Gonzaga Gerardo Nunes

Parabéns ao Victor e a toda a equipa que ajudou a montar esta prova deixo o link para o meu rescaldo e fotos da prova

http://sicatriatlo.blogspot.com/2011...inha-show.html

Sica

Depois de ter feito a minha estreia no mundo do trail no Laminha 2010, é claro que não falharia a edição 2011.

Grande prova, trilhos cada vez mais espectaculares, irrepreensivelmente bem marcados ,bom repasto, bancas de artigos trail a dar um colorido extra ao recinto e uma organização perfeita.

Agora só espero conseguir vaga em 2012 e tenho a sensação que não vai ser fácil. Porque será?

Um abraço

Marcus

Grande prova Parabéns Victor e companhia!

Carlos Sá (vencedor em 2010)

Foi a1º vez que participei nesta prova, a mais técnica que fiz até hoje e até na porcaria de porco andámos.

Muito bem assinalada aliás, a prova do género mais bem assinalada em que participei, ponham os olhos neste capitulo.

A corrida em si, correu bem podia ter corrido, podia, mas é uma prova que requer muito cuidado, ao mínimo deslize e a lesão pode ter consequências nefastas.

É pá tanta gente conhecida, valeu, valeu mesmo, para todos um grande abraço.

Pena ter falhado o escalão, mas ficou muito bem entregue.

Foi um orgulho ter corrido pela Remolpinta e agradeço desde Já ao João Lopes a oportunidade fica também um abraço para ele e o resto da equipa o Pedro Veiga e o Custódio

56 min de prazer 17º na geral, 6º no escalão e 4ª por equipas em 32 participantes.

Para o ano lá estarei porque gostei mesmo muito

Tanto Pq...todos em grande.

Parabéns ao vencedor, meu ex camarada de armas Jorge Aires

parabéns à organização

Jorge Matos