quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL

Que o espírito de Natal desperte em vocês a emoção de viver. Não permitam que o Natal seja apenas a ilusão de uma noite. Espalhem durante toda a vossa vida a luz da solidariedade.
A todos os atletas, de todos os desportos, e a todos os amigos do desporto ou não, desejo um...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Aventuras desportivas para 2009

Entre as muitas provas que vamos poder escolher ao longo do ano faço referência a algumas. Isto por não as poder mencionar todas aqui. Mas a seu tempo serão divulgadas.
Maratona e Meia Maratona de Porto Santo – Madeira. Dia 7 de Março. A pequena ilha de Porto Santo recebe quem os quiser visitar. A maratona costuma ter poucas dezenas de participantes, e faz-se num percurso de duas voltas. Já a meia é bastante participada. Uma prova a considerar se quer conhecer uma ilha bonita e calma.
O Trail "Trilho do Pastor". É organizado pelo Clube Veteranos da Serra d' Aire, com a colaboração do Município da Batalha e Junta de Freguesia de S. Mamede. A prova terá inicio às 09h00 do dia 29 de Março de 2009, com partida e chegada frente ao edifício da Junta de Freguesia de S. Mamede, com um percurso de 28kms, percorrendo grutas, serras e vales no parque natural de Serra d'Aire e Candeeiros. A caminhada, com partida e chegada no mesmo local, ás 09h00, terá uma extensão de 6,5 km's, e designa-se “Rota dos Moinhos”. As inscrições para o Trail; são até 31/01/2009, 15€ por atleta. Depois dessa data e até 20/03/2009, 20€, sendo esta a data limite para as inscrições. Os caminheiros pagam 10€ cada. Limite de inscrições de 200 atletas e 100 caminheiros. Todos os participantes terão direito a t’shirt, prémio de presença e almoço no final da prova. Escalões: Masculinos: seniores; M 40; M45; M50; M55; M60 Femininos: seniores; M35 e M45 Informações retiradas do site http://cvserradaire.com.sapo.pt/
19-Abril - Carlos Lopes Gold Marathon – Lisboa – 42 kms
23-Maio - 17 Kms Porto de Mós / Serra d'Aire. Com passagem pelo interior da gruta de Alvados.
14-Junho - Circuito dos 3 Cântaros - Serra da Estrela - 21 kms. Percurso a contar para o Mundial Skyrunner World Séries Trials 2009, percurso traçado entre o Vale Glaciar do Zêzere e a Torre, percorrendo velhos trilhos de pastores e carreiros pedestres, subindo dos 1.080 metros na partida até aos 1997 na passagem pela torre, descendo depois pela Nave de Sto. António até ao local da partida. Em 2008 concluíram a prova 120 atletas.
28-Junho - Montes de Sto. Antão - O Calvario - Vila Praia de Ancora. A rainha das provas de montanha do Minho. Este belíssimo mas duro percurso (dai Calvário) volta ao nosso convívio após alguns anos de descanso. O amigo Sampaio volta a colocar esta impar prova ao serviço dos atletas. A não perder.
5-Julho - Ultratrail Serra da Freita – Arouca – Sensivelmente 50 kms. A prova mais dura que se realiza no Continente. Se gosta de testar as suas capacidades deve participar. Em 2008 conclui com 8 horas e 30 minutos. Terminaram a prova 133 atletas. O Grão-Mestre da Confraria Trotamontes, José Moutinho, volta a mexer no percurso sendo uma surpresa constante para o participante. Também um memorial ao saudoso homem e atleta Sálvio Nora.
Up-Down Srª da Graça -Mondim de Basto. Sem data defenida. Vão ser realizadas durante o ano 2009 duas provas que serão inéditas no nosso país: Up-Down Srª da Graça Mondim de Basto. Esta prova realiza-se em contra-relógio e constará de 2 etapas (1ª-Subida 2 + 5 kms) e a (2ª Descida - 7 kms). Uma prova de adrenalina pura. Uma organização da Confraria Trotamontes, e do sábio José Moutinho.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Boneca

Fui ao mercado comprar uns presentes. Quando vi todas aquelas pessoas, comecei a reclamar comigo mesmo: "Isto vai demorar a vida toda e ainda tenho tantas coisas para fazer e outros lugares para ir. Como gostava de poder deitar-me, dormir e só acordar após ter passado toda a barafunda. "Sem notar, andei até à secção de brinquedos e lá, comecei a bisbilhotar os preços e a imaginar se as crianças realmente brincam com esses brinquedos tão caros. Enquanto olhava a secção de brinquedos, notei um menino de mais ou menos 5 anos a agarrar uma boneca contra o peito. Ele acarinhava o cabelo da boneca e olhava-a tão triste que tentei imaginar para quem seria aquela boneca que tanto apertava. O menino virou-se para uma senhora junto dele e disse: "Avó, tens a certeza que eu não tenho dinheiro suficiente para comprar esta boneca? A senhora respondeu: “Sabes que o teu dinheiro não é suficiente, meu querido!" E perguntou ao menino se ele podia ficar ali a olhar para os brinquedos por mais 5 minutos, enquanto iria ver outras coisas. O menino continuava a segurar a boneca nas suas mãos. Finalmente, comecei a andar na sua direcção e perguntei-lhe a quem queria dar aquela boneca e ele respondeu: "Esta é a boneca que a minha irmã mais adorava. Ela acreditava que o nosso Pai lha daria este ano.” Eu disse-lhe: "Não fiques tão preocupado, acho que ele irá dar a boneca à tua irmã." Mas ele triste disse-me: "Não, o Pai não poderá levar-lhe a boneca onde ela está. Tenho que dar a boneca à minha mãe e ela poderá dar a boneca à minha irmã, quando ela for lá." Os seus olhos encheram-se de lágrimas enquanto falava: “A minha irmã teve que ir embora para sempre. O Pai disse-me que a Mãe também irá embora para perto dela, em breve. Então, pensei que a Mãe poderia levar a boneca e entregá-la à minha irmã.". O meu coração parou de bater. Aquele menino olhou para mim e disse: "Eu disse ao Pai para dizer à Mãe para não ir ainda. Eu pedi-lhe que esperasse até eu voltar do mercado." Depois ele mostrou-me uma foto muito bonita dele rindo e disse-me: "Eu também quero que a Mãe leve esta foto, assim ela não se esquecerá de mim. Eu amo a minha mãe e não quero que ela parta agora, mas o meu pai disse que ela tem que ir para ficar com a minha irmãzinha." Aí ele ficou a olhar para a boneca com os olhos tristes e muito quieto. Eu rapidamente procurei a minha carteira e peguei nalgumas notas e disse para o garoto: "E se contássemos novamente o teu dinheiro, só para termos certeza de que tens dinheiro para comprar a boneca? Juntei as minhas notas ao dinheiro dele, sem que ele se apercebesse e começamos a contar. Depois de contarmos, o dinheiro dava para comprar a boneca e ainda sobravam uns trocos. E o menino orou: "Obrigado Senhor por atenderes o meu pedido e teres-me dado dinheiro suficiente para comprar a boneca". Aí, ele olhou-me e disse: "Ontem antes de dormir, pedi a Deus que fizesse para que eu tivesse dinheiro suficiente para comprar a boneca e assim a Mãe a poder levar. Ele ouviu-me... e eu também queria dinheiro para comprar uma rosa amarela para a minha mãe, mas não ousei pedir-lhe mais nada. E Ele deu-me o dinheiro suficiente para comprar a boneca e a rosa amarela. Sabe, a Mãe adora rosas amarelas. Uns minutos depois, a senhora voltou e eu fui-me embora sem ser notado. Terminei as compras num estado de espírito totalmente diferente daquele com que havia começado. Entretanto, não consegui tirar aquele menino do pensamento. Então lembrei-me de uma notícia no jornal local, já com dois dias, quando mencionava que um homem bêbado, numa camioneta, bateu num carro onde estavam uma jovem senhora e uma menininha. A criança havia falecido de imediato e a mãe estava em estado grave no hospital e que a família havia decidido desligar as máquinas, uma vez que a jovem não sairia do estado de coma. Pensei se seria a família daquele menino? Dois dias após meu encontro, li no jornal que a jovem senhora havia falecido. Eu não pude conter-me e saí para comprar um ramo de rosas amarelas e fui ao velório daquela jovem. Ela segurava uma linda rosa amarela nas suas mãos, junto com a fotografia do menino e com a boneca ao peito. Deixei o local a chorar, senti que a minha vida tinha mudado para sempre. O amor daquele menino pela sua mãe e irmã continua gravado na minha memória até hoje. É difícil de acreditar e imaginar que numa fracção de segundo, um bêbado tenha tirado tudo áquele menino. Agora tens duas opções: - Divulga esta mensagem a todos que conheces; - Ou faz de conta que ela não te tocou lá no fundo. Se divulgares esta mensagem, talvez ajudes aquelas pessoas que bebem e conduzem a pensar um pouco mais e a prevenir os acidentes que acontecem durante os feriados. Autor (a) do texto: Desconhecido Adaptação de V.Ferreira

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Grande Prémio da ASSCD Ribeirense

Segunda-feira, 8 de Dezembro, prova em Ribeira de S. João, a contar para o 21º Torneio de Atletismo das Freguesias do concelho de Rio Maior. Provas para todos os escalões, com inscrições gratuitas, com início às 15 horas para os Benjamins, seguindo-se todos os restantes escalões com a prova final marcada para as 16 horas para os escalões adultos, num percurso de 4.800m, com uma parte em estrada e outra em terra batida, desnivelado mas agradável. Uma prova para velocistas. Pena não ser um percurso mais longo, talvez para os 8 ou 9 kms. O vencedor foi o veterano, Gilberto Fernandes, 45 anos, com o tempo de 15:41, seguido de Nuno Nunes, 28 anos, com mais 28 segundos, e de Pompilio Vaz, 43 anos, já a 52 segundos do vencedor. Nas senhoras a vitória pertenceu a Patrícia Ferreira com 20:54, seguida de Carolina Feliz a 32 segundos, e de Sandra Santos com mais 54 segundos que a vencedora. Por equipas nos escalões jovens venceu o Clube de Natação de Rio Maior, e em adultos o CCD “O Alvitejo”. Após as provas havia para os interessados duche no Centro Cívico da Ribeira de S. João. Os dois atletas presentes do A3C fizeram boa figura, nomeadamente Luís Botelho, que se classificou em 7º nos Iniciados e levou a equipa jovem a arrebatar o 8º posto da geral com 4 pontos. Já Victor Ferreira não conseguiu melhor que a 9ª posição em veteranos I, o que colocou a equipa em 15º lugar com 2 pontos. A prova organizada pela ASSCD Ribeirense, Associação de Solidariedade Social, Cultural e Desportiva Ribeirense, fundada em 08 de Dezembro de 1945, terminou com um bom lanche, frango assado para todos os participantes na sede da associação, a que se seguiu a entrega de prémios.

domingo, 7 de dezembro de 2008

23ª Maratona de Lisboa

Francisco Esperança, único atleta em representação do A3C a participar na Maratona de Lisboa, estreou-se este domingo na grande distância de 42.195 metros. A história da maratona lendária segundo a wikipedia.org e outros artigos publicados. No ano de 490a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos. Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matarem seus filhos e, em seguida, suicidarem-se. 7.000 Guerreiros gregos derrotaram 20.000 invasores persas. Para os historiadores, esta vitória grega viria a ser considerada como a batalha que salvou a civilização ocidental, tal como hoje a conhecemos. Os gregos ganharam a batalha mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que elas executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou ao seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, completamente exausto, apenas conseguiu gritar Nenikikamen (Ganhámos), para, de seguida, sofrer um colapso e morrer. Seja como for, cerca de 2400 anos mais tarde, em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova cuja distância era de 40 km, mas que desde 1908 está estipulada em 42,195 km. A maratona é um símbolo das Olimpíadas. O recorde mundial pertence desde 28 Setembro deste ano ao Etiope Haile Gebrselassie, conquistado em Berlim, e com o fabuloso tempo de 2h03:59. Nas senhoras o recorde mundial está na posse da britânica Paula Radcliffe, conquistado em Londres a 13 de Abril de 2003. Em 20 de Abril de 1985 em Roterdão, também um português batia o recorde mundial da Maratona, com 2h07:12, de seu nome Carlos Lopes. No ano anterior, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, sagrara-se campeão e recordista Olímpico com o tempo de 2h9:21. O recorde Olímpico resistiu até às Olimpíadas deste ano, em Pequim. O recorde nacional e europeu actualmente pertence a António Pinto, especialista em provas de longa distância, com o tempo de 2:06:36. Venceu a Maratona de Londres em 1992, 1997 e 2000, a Maratona de Berlim em 1994 e a final dos 10.000 metros no Campeonato da Europa de Atletismo de 1998 em Budapeste. Competiu em quatro Olimpíadas consecutivas, de 1988 a 2000. Francisco Esperança faz agora parte desta história grega. Também ele se viu “grego” para completar a distância. A temperatura de 14º, amena mas um pouco fria para a distância, talvez tenha contribuído para as dores nas costas que apareceram por volta dos 30 kms. Este problema agravou-se quando as pernas começaram a sentir cãibras por volta dos 37 kms, que se foram agravando até à chegada final. Um sacrifício que rendeu um tempo de 3h36:00, muito bom se considerar-mos ser a estreia na distância, a preparação curta e a idade do atleta. Será bom afirmar que o sentimento pós-prova era de uma vitória pessoal enorme e de uma alegria que ultrapassa as dores físicas. Parabéns Francisco e uma boa recuperação.

domingo, 30 de novembro de 2008

6º Contra-Relógio da Ribeira de Cima

Domingo começou invernoso a fazer tremer participantes e organizadores desta prova. À entrada da Vila de Porto de Mós, já se antecipa e anuncia a proximidade do Natal com a presença sempre agradável da Sagrada Família através de grandes imagens, no centro da rotunda oeste. As temperaturas muito baixas e a chuva ameaçavam dificultar esta edição da prova, mas tal não viria a acontecer. Decorreu por sinal sem grandes chatices meteorológicas, inclusive com sol, como demonstram algumas das fotos, e sem perigos no terreno dada a preocupação organizativa que decidiu retirar as partes mais complicadas em termos de rocha e água. Uma mais valia para quem percorreu os cerca de oito quilómetros devidamente balizados desta prova. Decorreu também uma caminhada no mesmo percurso dos atletas com cerca de duas dezenas de participantes. Convém esclarecer que cada equipa competitiva participa apenas e só com três atletas, podendo no entanto ter vários grupos presentes. A equipa é composta por três elementos maiores de 17 anos, podendo ser masculina, feminina ou mista, à vontade dos participantes. Os três atletas partem ao mesmo tempo e o tempo que será cronometrado como final será o do terceiro atleta a passar a linha de chegada. Com isto pretende-se que a equipa corra junta reforçando a união do grupo e a inter ajuda. A partida da primeira equipa foi feita às 10:01, seguindo-se as restantes com intervalos de 2 minutos entre equipas. Na prova competitiva classificaram-se doze equipas. A equipa vencedora foi GD Figueiras com o tempo de 31:02, seguida dos Vidais A, em 31:15, e dos Vidais B, com 34:54. As duas equipas do A3C classificaram-se no 7º lugar (M. Gineto, N. Cordeiro e L. Prego) com 36:19; e em 11º lugar (J. Gineto, V. Ferreira e P. Mota) com 43:02. Das equipas presentes houve uma mista e outra feminina. A mista composta por Ana Vieira, António M. e Marinho B., classificou-se em 8º lugar, enquanto a equipa feminina com Glória Serrazina, Carolina Serrazina e Catarina Serrazina, se ficou pelo 12º posto da geral. Realce para a presença da família Serrazina, que trouxe até à Ribeira cinco atletas, referidas as meninas refiro também os manos Luís e Inácio que fizeram equipa com A. Antunes, e alcançaram o 4º posto da geral. Nota positiva para a organização, Clube Desportivo Ribeirense, que no terreno montou uma estratégia de controle para evitar enganos e ajudar os participantes a seguir o trilho certo, e ainda colocou um saboroso almoço (fazia parte da inscrição) ao dispor dos atletas, ao qual se seguiu a entrega dos prémios. Só é pena que não se aproveite os trilhos existentes paralelos ao rio Lena no sentido das nascentes, que por esta altura do ano já costuma ter abundância de água. Tanto os atletas como os caminhantes gostariam de desfrutar daquelas paisagens serranas. Porque não alternar ano sim ano não? Ou caminhantes para um dos lados e os atletas para o outro? Sugerir é fácil. Sorte para a continuação da prova .