segunda-feira, 5 de abril de 2010

Eu fui à Freita

Sexta e sábado, dias 2 e 3 de Abril, estive na serra da Freita onde bati o meu recorde pessoal de distância em caminhada e em tempo de treino.

Após convite do Grão-Mestre da confraria dos Trotamontes, José Moutinho, no último convívio dos Abutres, na aldeia de Espinho, onde tinha entrado nos slogans “Eu vou à Freita”, eu, Confrade da mesma confraria, vi-me na “obrigação” de participar deste «Free running» da Páscoa. E em boa hora o fiz!

domingo, 28 de março de 2010

2ª Edição dos Trilhos do Pastor

As situações a melhorar da primeira edição, foram de facto melhoradas e do agrado geral. Prova bem balizada, com elementos da organização nos cruzamentos e sítios complicados. O almoço decorreu ordeiramente e todos poderam saborear as febras com arroz, e líquidos à escolha a acompanhar, mais peça de fruta.
A Organização esteve de parabéns e o tempo que se fez sentir ajudou à festa.
Rápidas melhoras aos atletas que sofreram acidentes, nomeadamente o Fernando Homem, sofreu queda aparatosa, com danos físicos visíveis a olho nu, nomeadamente no rosto, que lhe pode complicar a vida profissional. No entanto o Fernando ainda conseguiu chegar ao 2º posto da geral.
Também o Germano Capela sofreu um golpe no pé direito provocado por um ferro abandonado no sitio errado por alguém poluente. As melhoras a todos.
Quanto a mim continuo a baixar das 3 horas para concluir a distância.
Até ao controlo no Reguengo do Fetal, corri acompanhado de vários colegas, José Carlos Fernandes e Carlos Major, eram dois desse grupo. Após o controlo assumi a mim mesmo que teria de baixar das 3 horas, para tal teria de ser mais rápido e segui em frente acompanhado pela Mónica Sousa que discutia o segundo lugar com a Sara Brito. Após a grande dificuldade do buraco Roto. A Mónica ficou isolada e seguiu assim até à meta.
Consegui 2.57.20, pior que a primeira edição, mas dentro da primeira metade do plutão.
Nos últimos kms ressenti-me de uma lesão antiga, que após os alongamentos e banho ficou aliviada.
Nota para muitos colegas bloguers presentes: José Brito, Fernando Andrade, Joaquim Adelino, José Magro, entre outros.
Parabéns à Organização.

segunda-feira, 22 de março de 2010

3º Covivio dos "Abutres" e amigos

Foi um treino fantástico. Deu direito a meio do treino a um saboroso mergulho numa das cascatas de água limpida por onde passámos.
A Otilia, sempre simpática, comandava o plutão num dos trilhos originais dentro de água.
O Moutinho logo atrás aproveitava esta ideia para a aplicar no próximo AX Trail de Gondramaz.
Desbravando caminho para a passagem dos bravos atletas.
Um salto pouco ortodoxo mas eficaz à passagem por um dos riachos em plena descida. Dificuldades deste treino foram um prazer para os amantes deste tipo de atletismo. Aqui dois dos apaixonados pela natureza procuram a máxima diversão. Trilho após trilho o tempo passava mas ninguém dava por ele. Quando se chegou ao Espinho após o treino, o relógio marcava 3:50 horas de treino.
Passagem do plutão pelo centro da aldeia serrana de Gondramaz.
Há um ano atrás nem sonhava que esta aldeia existisse.
Agora foi a minha 7ª passagem pela aldeia.
Vale sempre a visita, e os "Abutres" fazem sempre questão de lá passar.
Um dos pontos teste do treino foi a dura subida do corta-fogo a fazer lembrar a extinta prova
da "Lousã 1000", com chegada no ponto mais alto da serra, o Trevim.
Após esta manhã festiva e salutar na companhia de colegas com gosto desportivo idêntico, fomos ao banho nas piscinas de Miranda do Corvo, e à hora marcada instalámo-nos para o almoço cozinhado e servido pela equipa do Ti Patamar.
Foi ainda oferecida uma lembrança a cada participante neste convivio.
À equipa dos Abutres Running Team, e à equipa do Ti Patamar o meu muito obrigado.
Mais uma vez excederam-se e tudo fizeram para agradar a quem os visitou.
Obrigado amigos.
Um agradecimento ao Pedro Caetano que gentilmente cedeu as fotos deste post.

terça-feira, 16 de março de 2010

Medalha de Prata do Joel no Duatlo

No passado fim de semana, no Cadaval, o nosso colega Joel Marcelino conquistou a medalha de Prata no Campeonato Nacional de Duatlo em Veteranos M40, sagrando-se Vice-Campeão Nacional da Modalidade.

Recém chegado a esta modalidade como reforço da equipa de Peniche, está a mostrar excelentes capacidades para a modalidade, tendo conseguido já duas medalhas de bronze em provas anteriores à do Cadaval.

O Joel tem margem para progredir física e tecnicamente esperando-se muitos resultados positivos.

Parabéns ao Joel.

domingo, 14 de março de 2010

Trilhos loucos da Reixida

A Reixida vai entrar no mapa dos Trails em Portugal.
Esta afirmação é feita por mim porque julgo conhecer o potencial das provas de Trail que tenho realizado como atleta em solo nacional. Este conhecimento aliado ao gosto pelas corridas fora do alcatrão e pela experiência na organização de provas, permite destacar a Reixida como um diamante a lapidar.
Hoje participei no treino de exploração de trilhos para uma prova a realizar na localidade de Reixida, região também conhecida pelo local onde nasce o rio Lis e pela prova de atletismo em estrada "Reixida - Senhora do Monte".
Os parceiros deste treino foram o organizador, Luís Leal, atleta; José Agostinho, atleta; e eu Victor Ferreira. Iniciaram o treino connosco dois colegas em bicicleta todo o terreno, que cedo deixaram de poder acompanhar-nos. Isto passou-se exactamente junto à nascente principal do Lis, quando decidimos subir através de escalada uma encosta cheia de mato. Foi o principio dos trilhos loucos que fomos descobrindo ao longo de 18 kms e 190 minutos.
As subidas não permitiam correr, mas a paisagem era de cortar a respiração. Subida ao monte Maunça, descida e nova subida, agora à celebre Senhora do Monte.
Trilhos dentro do rio Lis, e pelas bermas deste, e no alto da serra a vista permitia alcançar o mar.
A simpatia deste povo cativa os visitantes.
Vamos ter prova de Trail neste percurso nos próximos dois meses, e sei que a hospitalidade destas gentes inclui o almoço.
O trabalho de limpeza e marcação vai ser feito até ao fim de Março.
Deixo fotos da nascente do rio Lis e da serra. As fotos do treino de hoje estiveram a cargo do José Agostinho.
Gostaria de deixar aqui uma referência ao colega Joel Marcelino, que hoje no Cadaval se sagrou vice-campeão Nacional de Duatlo no escalão de Veteranos 2. Parabéns.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Trail Serra de Sicó

Excelente Organização.
Belíssimo percurso.
Um atleta como eu (trailista de terrenos duros, difíceis e técnicos) só encontra um ponto a “menos positivo” – tem poucos trilhos - é uma pena passar pelos sítios mais fáceis. Trata-se de uma prova rápida onde as dificuldades maiores são a distância e o constante sobe e desce. Mas um excelente cartaz promocional para esta zona do Sicó. Creio que todos devemos dar os parabéns a quem fez o trabalho mais árduo, montar esta prova que eu carimbo como «Recomendável». Como já aqui quase tudo foi dito, não me alongo mais.
Um abraço aos atletas do Mundo da Corrida que deixaram de poder divertir-se na corrida para estarem do outro lado (organização) a trabalhar para nós. Não os conheço todos, mas um obrigado fica bem ao Eduardo Santos, Carlos Fonseca, José Magro, Fernando Fonseca, e a todos os restantes que tornaram possível esta prova. Um abraço ao amigo Álvaro Pinto que tive o prazer de acompanhar durante alguns kms (poucos) e que fez uma brilhante prova. Obrigado pela t’shirt. Um abraço ao amigo Francisco Bossa que fez questão de me trazer de Barrancos o enchido típico da região, o Catalão, e me oferecer. Obrigado amigo. Um abraço também ao Luís Mota, um maratonista em ascensão a preparar a Maratona de Paris, e que veio ao Sicó conquistar uma magnifica posição (4º geral) e continuar os treinos para a prova francesa. Um estradista puro a dar cartas na montanha. Um abraço ao José Brito, que “puxou” por mim ao km 20 mas eu estava a passar um mau bocado. Não esqueçam os “Trilhos de Almourol” no próximo domingo. Este amigo é o mentor desta prova, ou seja, uma prova organizada por atletas a pensar nos atletas. Só desejo que o S. Pedro os ajude porque o êxito é garantido. Parabéns ao Rui Roberto, António Miranda, Jorge Serrazina, Desidério Pires, Aníbal Godinho, José Martins, e à campeã Glória Serrazina. Todos estes meus vizinhos fizeram excelentes resultados. É verdade, acertei contas com o nº 13. O Joaquim Antunes teve a minha companhia durante alguns kms, só na parte final quebrei o ritmo e não o consegui acompanhar. Um abraço e boa sorte para o Eco-Trail de Paris. Quando conhecemos as pessoas a opinião pode mudar. O Joaquim Antunes é boa gente! O José Carlos Fernandes teve um contra tempo com a “Pintas”, ela enganou-se no percurso obrigando o José a fazer uns kms extras. Dai não ter conseguido baixar das três horas. José, tens que arranjar um GPS à Pintas! Não me posso esquecer dos “Abutres” e da sua estreia com farda nova. Ficam muito bem. O Pedro (obrigado pelas fotos) fez uma bela prova apesar das queixas sobre o seu joelho. O Vitorino desta vez não me fez a folha, mas de certo que está a estudar a forma de ma fazer. Parabéns à equipa dos Abutres que deixaram fugir o Leitão por uma unha negra…

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Trail Castelejo - Alvados

Um verdadeiro trail com direito a tudo que se possa pensar, muita água, lama, subidas difíceis, descidas técnicas e rápidas, paisagens lindas sobre o vale de Alvados, muitos trilhos, e até uma piscina obrigatória com 80 cms de água. Uma maravilha. Uma prova com o futuro próximo garantido e de certo com uma lista crescente de atletas. Recomendo a quem não pode participar este ano. Se fosse possível atribuir nota ao percurso daria nota máxima. Parabéns à organização (Samuel e Ricardo em especial).

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Treino na Serra dos Candeeiros

Hoje o treino foi na serra da Pevide (Candeeiros).

Percorri alguns dos trilhos de rara beleza desta serra, como, parte da extinta linha férrea do carvão, túnel, pastagens e moinhos.

Um treino que apresenta paisagens deslumbrantes.

Pena estar um frio de rachar, 1 grau negativo, e um vento de cortar.

Ainda tive a sorte de passar pela manada que vive descansada por estas paragens.

Domingo vou ao Trail Castelejo em Alvados e certamente irei percorrer trilhos na zona da fórnea.

A Fórnea foi proposta para o concurso 7 Maravilhas naturais de Portugal.

É uma maravilha percorre-la na Primavera e Verão.