A Sociedade Recreativa e Musical de Pedreira, freguesia do concelho de Tomar, realizou hoje com o apoio da Junta de Freguesia de Pedreira e do Inatel o seu “2º Up-Down do Caldeirão”, prova de atletismo com contornos de montanha.
Partida marcada junto à Fonte do Caldeirão, 5 kms de Tomar, na margem direita do rio Nabão, estavam presentes cerca de quatro dezenas de atletas, para percorrer os dez quilómetros do traçado. Após uma chuvada (São Pedro não deu tréguas) os atletas saíram disparados e rapidamente se definiram posições na corrida. Para surpresa minha, que pensei ser Up = subida e depois Down = descida, era de facto subida e descida constante, um autêntico e bem delineado carrossel. O percurso estava devidamente balizado, e nos locais que poderiam criar dificuldade estava um elemento da organização. No local mais distante estava outro elemento organizativo a distribuir uma pulseira como controlo de passagem no local. Outro pormenor foi a marcação km a km que ajuda bastante o atleta. À chegada, no mesmo local da partida, a pulseira do controlo dava direito a um saco com uma bonita t’shirt, água, fruta, e panfleto elucidativo ao percurso pedestre existente na freguesia de Pedreira.
Tudo somado foi uma bela manhã desportiva, recreativa e porque não, turística. Junto ao rio Nabão existem muitos locais para a prática balnear assim como imensos atractivos naturais. Esta prova organizada mais próximo do verão, como comentou o colega Luís Mota, seria uma magnifica iniciativa atlética e de lazer. Gostaria de acrescentar a vertente “caminhada”, seria uma mais valia e quem não corre teria uma actividade onde participar.
A seguir à prova, duche de água quente no campo de futebol, seguido de almoço-convívio na sede organizadora (a cinco euros/pessoa, barato) logo seguido de entrega de prémios, e convívio entre participantes.
Realce para a presença dos colegas das Cortes do Meio, Serra da Estrela, que ajudaram a animar a prova, sendo em conjunto com os amigos da União de Tomar, as equipas com mais atletas presentes.
Resultados desportivos: venceu Alcino Serras, União Tomar, seguido de Orlando Francisco, Estrela de Cortes. Em senhoras a vencedora foi Carolina Feliz, União de Tomar. Quanto a mim, único representante do A3C, 21º da geral e 3º Veterano 2. Uma certeza: para a próxima quero estar presente e participar no almoço. Estão todos de parabéns.
Olá Vítor!
ResponderEliminarFoi uma bela manhã de domingo.
O percurso, apesar de duro, tinha um excelente piso e os atletas estavam protegidos do vento.
Gostei muito da prova e do “são convívio” entre todos os participantes.
Esta foi a 2ª edição. Para o ano, com um pouco mais de divulgação, teremos mais participantes.
Votos de boas corridas,
Luís Mota
A terminar...
ResponderEliminarhttp://picasaweb.google.com/luismotatomar/2UpDownPedreiraTomar#5295259309785725378