domingo, 28 de junho de 2009

30ª Corrida das Fogueiras - Peniche

Com uma extensão de 15 quilómetros, a Corrida das Fogueiras conta com um trajecto pelas principais ruas da cidade e da península de Peniche, junto ao mar, utilizando a estrada marginal, que é iluminada, quer pelas fogueiras, quer pelo Luar de Junho. Esta corrida destina-se a todos os atletas, federados ou não, repartidos por vários escalões de ambos os sexos. Serão atribuídos vários prémios aos atletas participantes, nomeadamente uma medalha especialmente cunhada para todos os que concluírem a prova de 15 Km. No final haverá um arraial com sardinhada para todos os atletas e acompanhantes, taças e troféus para os melhores classificados, bem como diplomas e t-shirts para todos os atletas que finalizarem a prova. Aos três primeiros classificados, masculinos e femininos, será atribuída 1 libra em ouro, enquanto os segundos e terceiros receberão, cada um, meia libra em ouro. Estão inscritos 2.100 atletas para a Corrida das Fogueiras e 2.400 para a Corrida das Fogueirinhas. Em 2008, participaram cerca de 4.400 atletas em ambas as provas, tendo já, alguns dias antes da prova, superado este recorde em 2009, com cerca de 4.500 inscritos.
Do A3C participaram 7 atletas 73º Joel Marcelino 58.46; 229º Miguel Gineto 1.04.05; 329º Dinis Agapito 1.06.19; 392º Pedro Ferreira 1.07.43; 491º Francisco Esperança 1.09.26; 594º Narciso Cordeiro 1.11.20; 903º Carlos Ferreira 1.15.56. Parabéns a todos.

domingo, 14 de junho de 2009

10º Grande Prémio das Pedreiras

Dia 14 Junho foi a data escolhida para a realização do 10º Grande Prémio de Atletismo do Grupo Desportivo das Pedreiras a coincidir com os festejos de S. António. Estiveram presentes 283 atletas, 121 dos escalões de formação mais 162 adultos na maioria para percorrer os 12 kms da prova principal. Houve ainda uma caminhada com cerca de 5.500 metros. Do A3C esteve a maior representação do ano com oito atletas assim distribuídos: 21º Gonçalo Brito (9º Sénior) com 43.40; 33º Joel Marcelino (6º Vet.2) com 46.12; 73º Miguel Gineto (20ºSénior) com 50.29; 81º Pedro Ferreira (24º Sénior) com 51.04; 98º Pedro Ricardo (29º Sénior) com 52.25; 101º Dinis Agapito (31º Sénior) com 52.34; 103º Francisco Esperança (17º Vet.4) com 52.53; 137º José Gineto (13º Vet.5) com 59.53. Colectivamente o A3C conseguiu o 11º posto com 208 pontos entre 17 equipas classificadas. De realçar o 3º lugar do Joel Marcelino entre os atletas do concelho de Porto de Mós logo atrás de Nuno Varela (1º) e de Tiago Cordeiro (2º), e do 2º lugar entre as equipas do concelho onde a vencedora foi a equipa da casa. A seguir à prova seguiu-se o almoço e a entrega de prémios. De registar o inquérito que foi entregue à maioria dos atletas questionar os pontos bons e menos bons e o que se poderia melhorar, uma iniciativa de louvar. Da parte do A3C votos de muitos êxitos ao GD Pedreiras e parabéns pela excelente prova que proporcionaram a todos os presentes.

domingo, 31 de maio de 2009

3ª Corrida ao Farol - Burinhosa

Aspecto do almoço

Foram 14.500 metros de puro prazer da corrida num percurso sabiamente escolhido por entre floresta e à beira de um ribeiro que termina junto ao farol de S. Pedro de Moel. Participaram pelo A3C o Joel Marcelino com 56.36, Francisco Esperança com 1.06.35, Dinis Agapito com 1.08.42, e o regressado atleta Carlos Ferreira com 1.16.00. A equipa conseguiu o 10º posto conquistando um bonito troféu.

8ª Corrida do Mirante - Ota

A 8ª edição da Corrida do Mirante, prova de atletismo de montanha, aberta a corredores e caminheiros, teve a participação de cerca de 240 participantes. Mais um grande êxito desta organização que terminou como de costume com o almoço convívio e entrega de prémios. Depois de 8 edições, Alexandre Beijinha, o verdadeiro mentor deste projecto, volta a estar de parabéns. O A3C esteve representado com a participação do Narciso Cordeiro que conseguiu o 8º posto em veteranos 2, com o tempo de 1.03.10. Deixo algumas fotos retiradas da PicasaWeb.

domingo, 24 de maio de 2009

4ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Um nome adequado à prova de atletismo. Uma enorme promoção da prova levou até à Régua o dobro dos atletas do ano anterior, incluindo muitos espanhóis e onde se puderam encontrar atletas de mais seis nacionalidades, terminaram 670 atletas. Paralelamente à prova realizou-se uma prova para deficientes motores com quatro participantes, e ainda uma Mini-Maratona e caminhada com mais de milhar e meio de participantes. Sem dúvida uma aposta ganha pelos promotores deste fascinante percurso, traçado integralmente à beira do rio Douro com partida na barragem do bagaúste e chegada na cidade da Régua. Antes da partida os atletas puderam assistir ao trabalho da enclusa a passar o navio de luxo, Infante D. Henrique, descida da Barragem da Régua (desnível de 28m) para a parte baixa do rio. O navio parecia ter sido feito à medida do espaço disponível da enclusa. Como não há bela sem senão a organização tem pontos a melhorar. A partida marcada para as 11 horas atrasou dez minutos e foi dada sobre uma enorme confusão com os atletas misturados com os participantes da mini. A barragem é enorme, deveria haver separação para cada tipo de prova por ordem de partida, e a hora de partida deverá ser mais cedo. Nos abastecimentos não faltou água, mas a bebida isotónica apenas chegou para a primeira metade do plutão. Junto a uma das margens vi cinco pescadores, cada um com uma garrafa isotónica. À chegada à Régua os atletas têm que percorrer a marginal completamente deserta em sentido de ida à rotunda final e acabar a subir até à meta durante 1500. Se a primeira parte da prova se prolongasse um pouco mais para além dos 6 Km (depois de Folgosa) seria desnecessário chegar à Régua e fazer este percurso. Os vários sorteios foram realizados antes de todos os atletas terminarem a prova. O que cheira a desrespeito por todos os participantes. Não se deve repetir. Participaram pelo A3C Francisco Esperança e Victor Ferreira, vindos no dia anterior e que pernoitaram em regime de acampamento num parque de campismo desactivado no alto da serra das Meadas com uma vista maravilhosa sobre o Douro, Lamego e Régua. Classificações: 367º Francisco com 1.35.01; 468º Victor com 1.41.53. Encontramos de Porto de Mós 3 colegas, 502º Paulo Sousa com 1.44.52; 548º Carlos Sintra com 1.49.24; e em 621º Gonçalo Ferreira com 1.58.46.

17 Kms Porto de Mós a Serra d'Aire

Participaram 4 atletas em representação do A3C. 21º e 9º sén Gonçalo Brito com 1.17.45, 65º e 24º sén Pedro Ferreira com 1.26.12, 73º e 27º sén Miguel Gineto com 1.27.27 e 139º e 18º M55 José Gineto com 1.45.34. A formação do GD Pedreiras fez um brilharete e conquistou o 1º lugar por equipas do concelho ficando o A3C em 2º e o CCRD Arrimal em 3º. Na geral o A3C conquistou o 6º posto colectivo.
Venceu a prova o campeonissimo Paulo Gonçalves e Carina Matias. Colectivamente a formação do Centro de Atletismo de Ermesinde não deu qualquer hipótese ao CA Barreira (2ª) e a GAF Vidais (3ª).

domingo, 17 de maio de 2009

Treino no percurso do Laminha

Recomecei os treinos hoje mesmo. Como tenho que fazer corrida lenta aproveitei para percorrer os trilhos do Cross Laminha dos quais já tinha saudades. Parece-me que se poderá voltar a montar este crosse brevemente. Dos cerca de 4 kms que tinham sido devastados no grande incêndio de 2006 impossibilitando a prova no seu percurso original, creio que se arranjam 5 ou 6 kms de trilhos novos no meio da selva florestal existente dando um colorido atractivo ao percurso de que fiz algumas partes. Falta explorar e abrir no mato algumas ligações entre trilhos.
Para quem não sabe o que é o Cross Laminha deixo a ligação para a página criada para esta prova original e muito solicitada pelos atletas. Ainda está em actualização http://crosslaminha.blogspot.com/
Deixo também algumas fotos do percurso.
Sem dúvida um local lindo que tem sofrido alterações constantes devido ao avanço despropositado do homem no meio ambiente.