Um nome adequado à prova de atletismo. Uma enorme promoção da prova levou até à Régua o dobro dos atletas do ano anterior, incluindo muitos espanhóis e onde se puderam encontrar atletas de mais seis nacionalidades, terminaram 670 atletas. Paralelamente à prova realizou-se uma prova para deficientes motores com quatro participantes, e ainda uma Mini-Maratona e caminhada com mais de milhar e meio de participantes.
Sem dúvida uma aposta ganha pelos promotores deste fascinante percurso, traçado integralmente à beira do rio Douro com partida na barragem do bagaúste e chegada na cidade da Régua.
Antes da partida os atletas puderam assistir ao trabalho da enclusa a passar o navio de luxo, Infante D. Henrique, descida da Barragem da Régua (desnível de 28m) para a parte baixa do rio. O navio parecia ter sido feito à medida do espaço disponível da enclusa.
Como não há bela sem senão a organização tem pontos a melhorar. A partida marcada para as 11 horas atrasou dez minutos e foi dada sobre uma enorme confusão com os atletas misturados com os participantes da mini. A barragem é enorme, deveria haver separação para cada tipo de prova por ordem de partida, e a hora de partida deverá ser mais cedo. Nos abastecimentos não faltou água, mas a bebida isotónica apenas chegou para a primeira metade do plutão. Junto a uma das margens vi cinco pescadores, cada um com uma garrafa isotónica. À chegada à Régua os atletas têm que percorrer a marginal completamente deserta em sentido de ida à rotunda final e acabar a subir até à meta durante 1500. Se a primeira parte da prova se prolongasse um pouco mais para além dos 6 Km (depois de Folgosa) seria desnecessário chegar à Régua e fazer este percurso. Os vários sorteios foram realizados antes de todos os atletas terminarem a prova. O que cheira a desrespeito por todos os participantes. Não se deve repetir.
Participaram pelo A3C Francisco Esperança e Victor Ferreira, vindos no dia anterior e que pernoitaram em regime de acampamento num parque de campismo desactivado no alto da serra das Meadas com uma vista maravilhosa sobre o Douro, Lamego e Régua.
Classificações: 367º Francisco com 1.35.01; 468º Victor com 1.41.53.
Encontramos de Porto de Mós 3 colegas, 502º Paulo Sousa com 1.44.52; 548º Carlos Sintra com 1.49.24; e em 621º Gonçalo Ferreira com 1.58.46.
Sem comentários:
Enviar um comentário